A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião do executivo municipal, quatro novos projetos para alojar no Espaço Inovação Mealhada, local onde poderão ser desenvolvidos sem quaisquer custos para os seus promotores. Na mesma reunião, foram aprovados três subsídios de cinco mil euros para a recuperação de duas igrejas e de uma capela.

A Câmara da Mealhada subscreveu e aprovou a proposta da Comissão de Avaliação de Candidaturas de atribuição de salas de trabalho no Espaço Inovação a quatro novos projetos de diversas áreas, nomeadamente de turismo, de transportes, de habitação e de formação. «As empresas que passarão a usufruir deste espaço são a Living Place, que se dedica à animação turística e ambiental, a Modular, um projeto inovador de transformação de contentores marítimos em habitação, a Órbitas & Atalhos, centrada no transporte de mercadorias a nível regional, e a Pedagogia Motivacional, que se dedica à formação e psicologia», avança a Autarquia da Mealhada, em comunicado, garantindo que «o Espaço Inovação Mealhada é um espaço multifuncional, aberto à comunidade, de acolhimento gratuito de ideias e projetos inovadores em diferentes fases de desenvolvimento, que visem a promoção dos recursos endógenos da região, o crescimento económico, a coesão e o desenvolvimento sustentável do concelho e da região».

O mesmo documento acrescenta ainda que «os objetivos (do Espaço Inovação) passam por estimular e apoiar atividades e ações promotoras do desenvolvimento do concelho; contribuir para a captação e fixação de talento e a promoção do espírito de iniciativa; incentivar e apoiar a criação de serviços inovadores que valorizem a tradição e singularidade dos recursos endógenos da região; e contribuir para a promoção, dinamização e valorização do concelho com destaque para o incremento das atividades sociais, culturais e para a revitalização das atividades económicas tradicionais».

As salas de trabalho são destinadas a projetos específicos, resultantes de parcerias ou protocolos municipais, cujas finalidades sejam a integração na comunidade e no mundo do trabalho, a promoção do empreendedorismo jovem, a revitalização de atividades económicas e a consolidação do tecido empresarial concelhio. Destinam-se ainda a associações promotoras e de apoio ao desenvolvimento do concelho ou a promotores de ideias ou projetos inovadores de cariz empreendedor, que assentem na valorização dos recursos da região e na promoção do desenvolvimento económico, social e tecnológico.

As candidaturas selecionadas podem usufruir de instalações, gratuitamente, por seis meses (sala de trabalho partilhadas) ou doze meses (salas de trabalho de acesso reservado).

 

15 mil euros para apoiar reconstrução de templos

Na mesma reunião de Câmara, foi aprovada a atribuição três subsídios de cinco mil euros para apoiar a reconstrução de duas igrejas e de uma capela.

Foi atendida a solicitação da Fábrica da Igreja Paroquial de Ventosa do Bairro para as obras de restauro do exterior da Igreja Matriz de Ventosa do Bairro (pintura e substituição de algumas massas nas paredes, limpeza do telhado e recuperação do avançado estado de degradação da torre). Também a Fábrica da Igreja da Vacariça foi contemplada com um subsídio de cinco mil euros para travar o estado avançado de degradação da Igreja Matriz da Vacariça, sobretudo no que diz respeito às paredes e torre (ao nível da cantaria que já denota infiltrações de humidades para o interior do templo e infestações de ervas que pervertem a sua beleza arquitetónica e artística, demonstrando já deterioração da pedra).

Para a Irmandade de São Sebastião foi aprovado igual montante que se destina a dar continuidade à obra, já iniciada, de restauro da Capela de São Sebastião, na Mealhada.  A Irmandade de São Sebastião conseguiu renovar toda a cobertura, mas falta realizar a colocação do novo forro interior do teto, assim como a pintura interior. A Irmandade pretende concluir os trabalhos o mais rapidamente possível, uma vez que pretende reabrir a Capela ao culto ainda em 2021, ano em que se comemoram os 400 anos da construção do edifício.