A Romaria da Ascensão ao Bussaco é recordada com saudosismo por muitos residentes no concelho, mas é também uma oportunidade para se ir mantendo a tradição. Ontem não foi exceção para alguns elementos do Rancho Folclórico de São João, freguesia de Casal Comba, a partirem em romaria desde esta localidade até à Mata do Bussaco. «Correu tudo muito bem», disse, ao nosso jornal, à chegada, uma das participantes deste grupo que contou com uma dezena de pessoas.
De Casal Comba, o grupo seguiu em direção à Póvoa da Mealhada e depois para a Vacariça, onde pela estrada da Quinta do Vale chegou ao Pego. Foi aqui que, por um caminho no meio da floresta, o grupo chegou às Portas de Coimbra, num percurso total de cerca de nove quilómetros.
A romaria culminou com um almoço partilhado nas Portas de Coimbra, onde a iguaria rei da Mealhada – o leitão – não faltou na merenda.
A tarde manteve-se de festa na Mata do Bussaco, com a participação nas várias atividades programadas, onde não faltou a atuação de alguns grupos folclóricos nos Jardins do Palace do Bussaco.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia com Direitos Reservados