O Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual comemora-se, pela primeira vez em Portugal, esta sexta-feira, dia 10 de maio, no Museu de Vinho da Bairrada, em Anadia. As comemorações contam com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.

A comemoração deste dia é promovida pela Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, este ano em colaboração com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia. A nova efeméride será também assinalada, de variadas formas, pelas mais de quarenta Instituições Particulares de Solidariedade Social associadas da Humanitas espalhadas pelo país e por outras Instituições de apoio à pessoa com deficiência intelectual.

O programa das comemorações, em Anadia, inclui seminários científicos, workshops e a entrega do prémio Educar para Incluir, promovido pela Humanitas. Destaque para a inauguração de uma exposição de pintura, cujas obras resultam de um concurso lançado pela Humanitas e que tem o artista Bordalo como principal elemento do júri. Este júri irá eleger oito das obras expostas, que ficarão perpetuadas num mural, a inaugurar em Anadia, a 3 de dezembro, Dia Internacional da Deficiência.

“A deficiência intelectual é invisível para o cidadão comum, por isso procuramos sempre criar momentos e espaços próprios onde se possa discutir e analisar a deficiência intelectual, sendo o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual o momento por excelência para concretizarmos este objetivo”, justifica a presidente da Humanitas, Helena Albuquerque.

“As pessoas identificam facilmente a deficiência física ou sensorial, mas têm dificuldade em detetar a deficiência intelectual e, não a compreendendo, não a sentindo, isso cria afastamento, indiferença. Por isso é que é sempre nossa missão sensibilizar para a deficiência intelectual, porque é preciso conhecer para incluir”, continua Helena Albuquerque.

Na génese do Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual está uma petição lançada pela Humanitas, que reuniu mais de dez mil assinaturas e entrou na Assembleia da República em setembro de 2022. Foi no dia 10 de maio de 2023, que a Assembleia da República decidiu que essa mesma data passaria a ser, anualmente, o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual.

A escolha de 10 de maio corresponde ao nascimento, em 1908, do norte-americano Dwight Mackintosh, que viveu durante 56 anos num hospital psiquiátrico e se tornou num dos pintores mais destacados do século XX, nos EUA.

 

Exposição de pintura até 9 de junho

A Comissão Organizadora das Comemorações, propôs a realização de uma exposição de pintura, tendo como tema central a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência – Princípios, Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais”. Dos trabalhos apresentados serão selecionados os mais representativos de cada um dos princípios, direitos e liberdades fundamentais, sendo os critérios de avaliação baseados no mérito artístico e na adequação ao tema proposto.

Esta exposição, que estará patente no Museu do Vinho da Bairrada até ao dia 9 de junho e será inaugurada hoje, 10 de maio, pelas 11h45.

 

Anadia apoia muitas atividades no âmbito da deficiência intelectual

Recordamos que também no passado dia 18 de abril, a Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual – Portugal organizou com o apoio da APPACDM de Anadia e do Município de Anadia, a Zona de Qualificação 3 do Campeonato Nacional de Boccia DI. Este encontro abrangeu cerca de 120 pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais de várias instituições da zona centro do país.

No dia 19 de abril, a APPACDM de Anadia e o Município de Anadia organizaram também o I Encontro de Boccia Sénior, onde vão participar várias Instituições do concelho, a convite da Rede Social de Anadia e da APPACDM de Anadia.

O encontro teve como principais objetivos: promover a modalidade, permitir experiências e vivências entre instituições do concelho/zona centro e consciencializar os atores sociais sobre os benefícios que advém da prática da modalidade.

 

 

Imagem: Facebook “APPACDM ANADIA”