O Cineteatro Messias recebe, de maio a julho, a Extensão “Filmes Premiados” dos “Caminhos do Cinema Português”, uma iniciativa que permitirá ao público desfrutar dos títulos premiados na última edição do festival, à qual o Município da Mealhada se associou em novembro do ano passado.
Com bilhetes a apenas um euro, serão exibidas três sessões, às 21h30, começando pelas “Melhores Curtas”, a 16 de maio, e que inclui os filmes “Quase Me Lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, uma jornada emocional onde uma mulher busca reconstruir as suas memórias de infância através da casa onde cresceu com o avô; “Corpos Cintilantes”, de Inês Teixeira, uma história que se desenrola num fim de semana em Leiria com surpresas inesperadas; e “Dildotectónica”, de Tomás Paula Marques, uma narrativa que une o passado e o presente através do conceito de um objeto cerâmico peculiar.
No dia 6 de junho será a vez da sessão “Grande Prémio Caminhos”, atribuída a “Cidade Rabat”, de Susana Nobre, que conta a história de uma mulher que passou os últimos dois anos a tentar conciliar o trabalho e a vida familiar com o cuidado da mãe e que, após a sua morte, é atingida por um sentimento de orfandade, acordando, depois, para uma segunda juventude.
O filme da última sessão, que conquistou o “Prémio FIPRESCI” – “O Bêbado” – de André Marques, agendado para 11 de julho, aborda a história de um homem que, depois de uma noite de excessos, se vê numa situação inesperada ao oferecer ajuda a uma jovem fugitiva no porto da cidade.
“O acolhimento desta extensão, na Mealhada, faz parte da estratégia do município em promover-se como um destino atrativo para produções cinematográficas, alinhando-se com a missão dos Caminhos do Cinema Português de celebrar e premiar o talento dos cineastas portugueses”, lê-se num comunicado municipal.
“Mais do que simples sessões de cinema, é uma oportunidade única de assistir a excelentes curtas-metragens premiadas e celebrar o talento e a criatividade dos cineastas portugueses, dando destaque à cultura cinematográfica do país”, refere Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara da Mealhada.
O festival “Caminhos do Cinema Português” é um evento anual, que já vai na 29.ª edição. Com o término do festival, os Caminhos dão continuidade ao percurso de divulgação do melhor da cinematografia nacional, através do Programa de Extensão “Filmes Premiados”.