A Disciplina Positiva é, na verdade, uma forma de ensino e correção, que visa não só a mudar um comportamento a curto prazo, naquele exato momento da desobediência ou da crise, mas principalmente uma alternativa de ensino que coloca limites e corrige, mas  sempre com afetividade, empatia e respeito, compreendendo a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra e as suas necessidades. A disciplina positiva evita gritos, castigos, priorizando o caminho mais longo e mais difícil, porém o mais saudável: Educar com amor e respeito.

Atuar tendo por base a Disciplina Positiva não significa que sejamos permissivos e que não existam limites nas nossas crianças, no entanto a DP permite criar estes limites com base na compreensão, no respeito, no apego, no diálogo e na empatia em vez dos gritos, das punições e das consequências e castigos. A disciplina positiva quebra, efetivamente, o padrão de que os limites precisam ser estabelecidos de forma violenta e autoritária mas sim criando vínculos com as crianças.

Como profissional de educação considero que, na verdade,  em contexto de escola, com um grupo de crianças, nem sempre é fácil adoptar de uma forma equilibrada todos estes princípios da Disciplina Positiva. Torna-se mais difícil essencialmente quando as birras acontecem em grande grupo, em que uma porta se abre e se recebe outra criança, em que nem sempre conseguimos parar, fazer parar e dialogar de uma forma disponível e tão atenciosa como gostaríamos.

imageNeste sentido, a equipa pedagógica do CAPP pretende consciencializar os seus colaboradores tendo em conta estes princípios e ferramentas da Disciplina Positiva o que assumimos não ser tarefa fácil, uma vez que se rompe com todos os outros modelos educativos tradicionais tão enraizados entre todos nós. Pretendemos que todos os profissionais do CAPP iniciem uma tomada de consciência da sua prática diária – o que fazemos?, como fazemos? E como podemos melhorar toda a nossa prática pedagógica. O objetivo é encontrarmos entre todos nós respostas mais afetivas, alternativas mais equilibradas que ajudem as nossas crianças a resolverem os seus conflitos emocionais desenvolvendo responsabilidade, autonomia, consciência, cooperação, auto-conhecimento e auto-estima. Como acima foi referido este é talvez o caminho mais difícil mas que acreditamos que seja o melhor para um mundo melhor…

 

FERRAMENTAS DE DISCIPLINA POSITIVA PARA USAR COM O SEU FILHO:

– Use a empatia e respeito;

– Conecte-se com a criança antes de a corrigir;

– Crie vínculos com as crianças;

– Converse com a criança antes de intervir;

– Seja firme e amável ao mesmo tempo;

– Compreenda as fases do desenvolvimento da criança;

– Saia da zona do conflito com a criança e não a deixe sozinha em situação de stress;

– Tente compreender as necessidades que se escondem atrás do comportamento da criança;

– Converse, negoceie e encontre uma solução em conjunto;

– Seja pró-ativo na procura de uma solução;

– Incentive a autonomia, dando auto-estima e autoconfiança à criança;

– Ofereça opções de escolhas (limitadas e de acordo com as necessidades);

– Crie um ambiente positivo onde use mais a palavra sim do que a palavra não;

– Tenha vontade de mudar quando as estratégias utilizadas não estão a resultar;

– Não dê rótulos nem faça comparações com outras crianças;

– Encoraje e enfatize o esforço e o progresso, não apenas o resultado;

– Conforte a criança quando está magoada ou sentida em vez de minimizar ou ridicularizar a criança;

Seja sensível!!

 

A regra de ouro será:

Os educadores devem tratar as crianças da mesma forma que eles próprios gostariam de ser tratados.

 

 

Artigo de Ana Ferreira – Educadora de Infância do Pré-Escolar e Diretora Pedagógica do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa

Imagem de capa: Alexas_Fotos (pixabay.com)