As Tertúlias de Sicó são uma iniciativa do enólogo Gonçalo Moura da Costa, um dos mais conhecidos, premiados e defensor da sub-região vitivinícola Terras de Sicó. Estando na sub-região há 15 anos, o seu trabalho na melhoria da qualidade da viticultura e do produto final – o vinho, têm contribuído de forma decisiva para afirmação da sub-região. A par do trabalho técnico promove a sub-região conjuntamente com outros autores que nutrem a mesma garra, paixão e carisma pela sub-região e que estão desde a primeira hora com o enólogo nas Tertúlia: Carlos Zuzarte – proprietário do restaurante Dom Sesnando e Diana Forte Ventura – técnica que recentemente abandonou a SicóGest e abraça um novo projeto no território.

A II Edição terá como tema “Vinhos de Sicó: o que queremos ser”, que acontecerá no dia 31 de janeiro na Casa Família Oliveira Guimarães – Vila do Espinhal. Um edifício com 250 anos que é uma casa senhorial brasonada, desde sempre designada por Casa do Castelo e pertence-te a Paula Guimarães e Renato Barroso que são os cicerones desta segunda edição da tertúlia.

Além dos tertulianos residentes: Gonçalo Moura da Costa, Hugo Oliveira e Silva, Carlos Zuzarte, Diana Forte Ventura, José Mário Carvalho e Fernando Marques, são tertulianos convidados: José Meneses de Almeida – enólogo e formador na área da enologia; Nelson Gonçalves e Vítor Cancela – enófilos, Susete Melo – enóloga no Douro, finalista de doutoramento em viticultura na África do Sul, e Joao Manuel Oliveira – Consultor de Comunicação e Critico de vinhos.

A Tertúlia terá o serviço do restaurante Dom Sesnando.

Estas tertúlias são pontos de encontro que promovem uma discussão salutar sobre a sub-região. A III Edição já inserida no pensar o futuro terá uma maior participação de pessoas devido ao elevado número de interessados em participar.

 

 

Fonte: VINISICÓ – Associação de Vitivinicultores