As Caves do Solar de São Domingos, cientes da importância da uva como matéria-prima imprescindível para a produção dos seus vinhos, tem vindo no decorrer deste ano a promover um conjunto de atividades vitícolas, desde a poda, passando por diversas intervenções em verde até se chegar à colheita. Para culminar “em grande” este conjunto de eventos, organizaram, no passado dia 5 de outubro, uma vindima da casta emblemática da Bairrada – a Baga.

O São Pedro estava em sintonia com o São Domingos e esteve um dia propicio à vindima, sem chuva e com uma ligeira brisa agradável. Após alguns momentos de explicação, decorreu a entrega de tesouras e chapéus aos convidados, que foram sendo distribuídos pelas linhas das videiras iniciando-se a safra. Tudo feito com profissionalismo e pensado ao pormenor como colocar duas pessoas por linha para vindimar, mas, do mesmo lado da videira pois além de não ter folhas evita que a tesoura de um não chegue à mão do outro e as uvas colocadas com todo o cuidado nas caixas de transporte.

A surpresa da manhã surgiu com o Grupo Folclórico da Pedralva que, trajados a rigor, vieram animar com cantares populares e ajudar na vindima colhendo uvas para cestos de verga, oferecendo aos presentes uma magnífica pintura de época que a neblina da manhã ajudou a proporcionar.

A meio da manhã a habitual pausa para a tradicional merenda acompanhada com espumante e vinho tinto da empresa, de seguida dirigiram-se para Ferreiros, sede das Caves, para ajudarem na descarga e uma ultima seleção das uvas na mesa de escolha na entrada da adega. A manhã de trabalho terminou num almoço com o imprescindível leitão regado com os néctares das caves.

O grande objetivo deste evento não se restringia à vindima da Baga, mas sim ao privilégio de participarem e sentirem todo o esforço e dedicação de um conjunto variado de pessoas, desde o viticultor até à boa seleção e receção das uvas à entrada da adega e consequente acompanhamento, para se obter um produto escasso e de alta qualidade. Assim vão poder acompanhar todos os processos na adega até à criação de garrafas de um vinho único, feito de uma casta única e ainda com um envolvimento pessoal.

Aguarda-se que o tempo e a enóloga Engenheira Susana Pinho criem este esperado vinho.

 

 

Fonte: Caves São Domingos