Mais de um milhar de crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico festejaram o Dia da Criança, 1 de junho, no Parque da Cidade da Mealhada. Jogos divertidos e didácticos, insufláveis e demonstrações da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros fizeram as delícias dos mais novos.

Puzzles gigantes, que ensinam questões ambientais, insufláveis, trampolins, oficinas de reciclagem, karts, a visita às viaturas e meios da GNR e Bombeiros, a Bibliomealhada, com as suas histórias, e o espectáculo de magia foram algumas das actividades que estiveram espalhadas pelo Parque da Cidade e que foram sendo percorridas pelos grupos de crianças oriundos do Agrupamento de Escolas da Mealhada e de Instituições Particulares de Solidariedade Social.

O dia coincidiu também com o encerrar da “Rota Pela Floresta”, o projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que percorreu todas as Eco-Escolas do Município e envolveu diversas entidades, públicas e privadas. “Foi um projeto muito bem conseguido neste município. Houve um enorme envolvimento da comunidade e consideramos que a mensagem foi de facto passada, não só às crianças, como a toda a gente”, referiu Margarida Gomes, da ABAE.

O Capitão Cláudio Lopes, comandante do Destacamento Territorial de Anadia da GNR, destacou o papel da “Rota pela Floresta”, garantindo que este não se esgota em três meses. “Começou no dia 1 de março, mas temos que continuar com ‘ele’ o resto do ano”, enfatizou, alertando o público de “palmo e meio”, para o facto de, no dia de 1 de junho, ter-se dado início ao “período crítico dos incêndios”.

Também Nuno João, comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, se referiu à importância da Floresta. “Cuidem ‘dela’ porque é um bem essencial”, declarou, sugerindo que a mensagem seja relembrada “também aos pais”.

O Dia da Criança, organizado pela Câmara Municipal, contou com o apoio da Sociedade de Água do Luso, Escola Profissional da Mealhada, Águas do Centro Litoral, GNR, Bombeiros da Mealhada e da Pampilhosa, Cruz Vermelha Portuguesa, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Living Place, Associação de Apicultores do Litoral Centro, Alves Bandeira, Aromáticas Vivas, ABAE, Associação Helpo, Agrupamento de Escolas e Hospital da Misericórdia.

 

Mónica Sofia Lopes