Tomada a posse do novo executivo da Câmara Municipal da Mealhada, foi na primeira reunião – na manhã de 23 de outubro – que foram aprovados, por maioria, os nomes de Nuno Canilho e José Calhoa, em representação da autarquia, para a Escola Profissional da Mealhada e para a ERSUC– Resíduos Sólidos do Centro, S.A., respetivamente.

O nome de José Calhoa, ex-vereador da autarquia desde as últimas eleições, para vogal pretende dar continuidade ao atual mandato dos órgãos sociais da ERSUC, vigente desde 2015, do qual a Câmara da Mealhada é detentora de 8,34% do capital social da empresa.

Hugo Silva, da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, questionou o facto “de haver, ou não, incompatibilidade entre este cargo de vogal na ERSUC de José Calhoa e o de ser em simultâneo deputado na Assembleia Municipal”. Uma incompatibilidade que a jurista da autarquia disse não existir, sugerindo a consulta da C.C.D.R.C. (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) quando o mesmo vereador questionou a que entidade externa podia obter parecer.

Arminda Martins, vereadora na autarquia, referiu: “É o cidadão José Calhoa que vai representar a Câmara na ERSUC e não o deputado municipal”. Já Nuno Canilho, também vereador, manifestou a sua opinião, dizendo que “o mais importante é manter-se uma pessoa a concluir o seu mandato na ERSUC”. “No máximo, o senhor José Calhoa sempre que houver uma deliberação na Assembleia Municipal, sobre a ERSUC, ausenta-se”, acrescentou.

Outro dos assuntos foi a indicação de Nuno Canilho, ctual vereador e diretor–geral da Escola Profissional Vasconcellos Lebre nos últimos quatro anos, para gerente da Escola Profissional da Mealhada, Ld.ª, representando, assim, o Município, numa sociedade comercial onde para além da Câmara (com 44,1%), estão ainda os sócios Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Bairrada e Aguieira (35,9%), a Associação Recreativa de Ventosa do Bairro e o Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel (em Barcouço), ambos com 20%.

“Na prática, Nuno Canilho substituirá a representação do presidente da Câmara nesta sociedade”, explicou Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada.

Nos dois casos, as propostas foram aprovadas por maioria com as três abstenções dos vereadores eleitos pela coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”: Hugo Silva, Sónia de Almeida e Sara Ferreira.