O centro da localidade de Casal Comba começa a ganhar outra vida com a aproximação da XVI Feira de Gastronomia, uma iniciativa do Rancho Folclórico de São João, que se realiza de 10 a 15 de agosto.

As “Tasquinhas de Casal Comba” são já uma referência quando a procura se centra na gastronomia típica “dos pratos dos nossos bisavós”. “Em 2017, em cinco dias, servimos perto de um milhar de refeições”, declarou, ao «Bairrada Informação», Augusto Mamede, presidente da direção do Rancho de São João, garantindo que “vieram pessoas de todo o lado, até de Coimbra, Porto e Lisboa”.

Para além da gastronomia, a cargo do Rancho de São João, da escola de samba Real Imperatriz e do Centro de Santo Amaro da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia, o certame conta ainda a presença de três artesãos da Vimieira e da Associação Latitude. E animação vem de todo o lado, desde a Vimieira, passando por Anadia e Paredes do Bairro até Mira.

Assim, no dia 10 de agosto, a inauguração do certame acontece às 19 horas, onde o prato servido é sarrabulho. Segue-se a animação, pelas 22 horas, com Lando Music.

No dia seguinte, dobrada com feijão será o prato servido ao almoço, sendo o jantar bacalhau à lagareiro. O espetáculo noturno está a cargo de Z Z Pop.

No domingo, dia 12, haverá cozido à portuguesa ao almoço e arroz malandro ao jantar. Pelas 22 horas atua HM Duo.

No dia 13 de agosto, segunda-feira, bacalhau à braz e carne de porco à portuguesa são as ementas, respetivamente, para o almoço e jantar. Os Yankees atuam pelas 22 horas.

A 14, terça-feira, haverá assados ao almoço e arroz de pato ao jantar. A animação, neste dia, estará a cargo do Trio Bairradino.

No último dia de certame, quarta-feira, 15 de agosto, haverá cozido à portuguesa ao almoço e cabidela de leitão ao jantar. Neste dia, pelas 17 horas, realiza-se o Festival de Folclore com o Rancho de São João e os Ranchos Folclóricos Tricanas de São Silvestre (Coimbra) e Associação Cultural de Lodorigo (Castelo Branco), bem como o Rancho Danças e Cantares de Várzea Fresca (Salvaterra). Pelas 22 horas, decorrerá uma atuação pela escola de samba Real Imperatriz.

Augusto Mamede confessa ter muitas expectativas para o dia do Festival, altura em que “só dos Ranchos estarão presentes cerca de cento e cinquenta pessoas”.

Durante todos os dias do certame haverá ainda no recinto, para venda, diversos petiscos, tais como, negalhos, leitão da Bairrada e molho de bruxa.

 

Mónica Sofia Lopes