Depois de estarem “libertos” os terrenos, onde atualmente se realiza o Mercado municipal na Póvoa da Mealhada, João Peres, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, já tem destino para os mesmos, tendo garantido, ao Diário de Coimbra, que seria para a construção de um “novo” Lar para a instituição.

“Será uma obra no valor de quatro, cinco milhões de euros, que terá recurso a capitais próprios da instituição, da banca e sabemos que a Câmara está também sensibilizada para apoiar, de alguma forma, este novo Lar”, disse João Peres, num especial dos cento e onze anos da instituição, publicado no Diário de Coimbra de 11 de setembro de 2017.

“Na prática, o local onde se realiza atualmente a feira será o Lar, para onde passarão os utentes todos do Lar Cânova Ribeiro e do Prolongamento do Lar, mas também, para um outro local independente, os do Centro de Dia. A Capela de Sant’Ana ficará integrada num espaço de lazer que queremos para esta valência, apesar de continuar a prestar o seu serviço religioso a toda a população. Os imóveis adquiridos recentemente (em frente ao Mercado) estão destinados a alguns serviços gerais de toda a instituição, tais como, a cozinha e a lavandaria”, explicou, ao mesmo titulo informativo, João Peres.

Para o edifício do Prolongamento do Lar João Peres prevê o alargamento do Hospital e para o Lar Cânova Ribeiro e o Centro de Dia manter-se-á a sede da instituição e poderá ser criado “um espaço de acolhimento para, por exemplo, mulheres mal tratadas e / ou mães solteiras”.