Cerca de três dezenas de alunos estão a participar no projeto denominado “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais, no âmbito da candidatura Bandeira Azul, com o tema Bandeira Azul 2024 – O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa, que visa envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais.

O programa Bandeira Azul procura sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular assuntos relacionados com o mar, nomeadamente no que respeita ao desperdício, à importância da redução do plástico, da proteção dos ecossistemas marinhos e a proteção das dunas e da praia, enquanto espaço público.

O projeto “Guardiões da Areia” foi promovido junto dos Agrupamentos Escola do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e Escola Técnico Profissional de Cantanhede, tendo iniciado em abril as ações de formação e capacitação dos jovens selecionados, de forma a incentivar a liderança ativa na defesa ambiental da Praia da Tocha.

Os líderes deste projeto vão ser os alunos que, através das suas ideias, vão atrair e conduzir inspiradoramente os que estão ao seu redor, promovendo ações de defesa ambiental.

Neste sentido, no passado dia 8, realizou-se a primeira conferência de líderes, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Tocha, onde os alunos puderam apresentar e discutir as suas ideias.

Na sessão estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, e representantes dos agrupamentos escola envolvidos neste trabalho, como o diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, João Gomes.

Estas conferências visam estimular o gosto pela participação cívica, incentivar a reflexão e promover o debate democrático, estimulando o respeito pela diversidade de opiniões, sempre com foco no objetivo principal que é sensibilizar os jovens para a importância da conservação da biodiversidade dunar e aquática.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, destacou “o interesse deste projeto em termos de educação ambiental e para criação de lideranças jovens”.

“Queremos uma cidadania mais interventiva, pois as dinâmicas participativas fazem dos alunos os protagonistas deste projeto que releva a importância da pedagogia e da ciência para a resolução dos problemas e implementação de ações de educação e sensibilização ambiental”, acrescentou.

As conferências de líderes decorrerão até final de maio, culminando com a apresentação do projeto final ao executivo no dia 3 de junho. No início desse mesmo mês, o projeto a implementar na Praia da Tocha será divulgado.