O ato de instalação dos novos órgãos autárquicos da Mealhada – Câmara e Assembleia Municipal – decorreu, na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, no salão nobre do Edifício dos Paços do Município.

Na votação de dia 1 de outubro, o Partido Socialista conquistou quatro mandatos, elegendo Rui Marqueiro, Guilherme Duarte, Arminda Martins e Nuno Canilho.  Nos três mandatos conquistados pela coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” (que agrega o PSD/CDS/MPT/PPM ) foram eleitos Hugo Silva, Manuel Jacinto e Sónia Branquinho.

Contudo, como houve renúncia do número 2 da lista da coligação à Câmara e o mesmo aconteceu com os números quatro e cinco (Gabriela Pereira e Nelson Jesus, respetivamente) será Sara Ferreira (a sétima na lista) a vereadora que acompanhará Hugo Silva e Sónia Branquinho, apesar de, na manhã de hoje, não ter estado presente no ato de tomada de posse.

Gonçalo Louzada, vereador pela coligação nos últimos quatro anos e candidato a presidente da Assembleia Municipal nas últimas eleições autárquicas, também renunciou ao mandato, tendo Pedro Semedo (o número onze da lista) tomado posse (segue comunicado dos “Juntos pelo Concelho da Mealhada” no final deste texto).

Dos 18.461 inscritos nos cadernos eleitorais, para a Câmara Municipal votaram 9.488 (51,39%). O Partido Socialista conseguiu 4.529 votos, a coligação “Juntos pelo concelho da Mealhada” alcançou 3.135 votos, o Bloco de Esquerda 647 e o PCP-PEV 614 votos.

Assembleia Municipal da Mealhada

No que respeita à eleição para a Assembleia Municipal, o PS conquistou 11 mandatos (4.406 votos), a coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” oito mandatos (3.147 votos), o Bloco de Esquerda um mandato (686 votos) e o PCP-PEV um mandato (680 votos).

Foram eleitos, e tomaram posse na manhã de hoje, Daniela Esteves, José Calhoa, Susana Almeida, Ana Paula Coelho, Artur Dinis, Isabel Luzeiro, Mara Santos, Carlos Martins, Rodrigo Breda, Maria de Lurdes Bastos, António Laranjeiro (PS); Pedro Semedo, Bruno Coimbra, Marilisa Duarte, Nuno Melo, Jorge Rama, Isabel Santiago, Luís Brandão, Raúl Rodrigues (coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada”); Ana Luzia Cruz (BE); e João Louceiro (PCP-PEV).

Nos termos da lei, a primeira reunião de Assembleia Municipal teve lugar imediatamente a seguir ao ato de instalação, para eleição do presidente e secretários da mesa. Daniela Esteves foi eleita presidente do órgão e Artur Dinis e Lurdes Bastos, primeiro e segunda secretários, respetivamente.

Presidentes das Juntas de Freguesia

Recorde-se que as seis juntas de freguesia foram conquistadas pelo Partido Socialista. João Santos foi reeleito pela União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes; Claudemiro Semedo foi reeleito para a Junta de Freguesia de Luso; Rosalina Nogueira vai liderar a Pampilhosa; João Cidra foi reeleito para Barcouço; Pedro Ricardo Ferreira conquistou a Junta de Freguesia da Vacariça; e Nuno Veiga foi eleito para a Junta de Freguesia de Casal Comba.

 

 

Nota de imprensa Juntos pelo Concelho da Mealhada referente à tomada de posse dos órgãos autárquicos 2017 | 2021:

No concelho da Mealhada a oposição será liderada por Hugo Alves Silva, farmacêutico de 36 anos, na Câmara Municipal, e por Bruno Coimbra, na Assembleia Municipal, deputado à Assembleia da República também com 36 anos, representantes da coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada.

“A coligação propôs-me o desafio de disputar a vitória, candidatei-me a Presidente de Câmara mas cumprirei com zelo o mandato de vereador que obtive.

Fizemos uma aposta clara na mudança de governação e aceito a posição dos meus colegas que, ao ver essa proposta negada nas urnas, optaram por não tomar posse. Os cabeças de lista clarificaram posições em período eleitoral e vou cumprir o que disse.

Farei um mandato que exponha as diferenças nas opções de governação autárquica na Mealhada, votarei alinhado sempre que a clareza de objetivos e a informação sobre os projetos o justifiquem para a população.”

No mandato 2017 – 2021 a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada será representada pelos Vereadores Hugo Alves Silva, Sónia Branquinho de Almeida e Sara Ferreira, em substituição de Manuel Jacinto Silva, que assumirão um papel proactivo e presente dentro do órgão e junto da população e das organizações concelhias.

Na Assembleia Municipal Bruno Coimbra, Marilisa Duarte, Nuno Ferreira Melo, Jorge Rama, Isabel Santiago, Luís Brandão, Raúl Rodrigues e Pedro Semedo, este último em substituição de Gonçalo Vigário Louzada, serão os elementos da coligação que representarão os interesses da população e das organizações concelhias.

 Hugo Alves Silva

 

GALERIA DE FOTOGRAFIAS, DE JOSÉ MOURA, EM http://www.facebook.com/bairradainformacao/