O encerramento da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo na vila da Pampilhosa, gerou descontentamento na população, tendo o assunto sido abordado pelo PCP na última Assembleia da Mealhada. Na sessão, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, garantiu que «o multibanco da Caixa de Crédito não será retirado até julho» e que a autarquia está em «diligências» com outras instituições bancárias para tentar colmatar a situação.

Foi a 7 de fevereiro que cerca de duas dezenas de munícipes se manifestaram contra o encerramento do balcão da Caixa de Crédito na vila da Pampilhosa. Na altura, João Peres, do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Bairrada e Aguieira, explicou que a instituição bancária tinha «um contrato de 14 anos que terminou e em que foi pedida a desocupação do espaço. A alternativa que tivemos foi a de sair de um local, onde ainda recentemente gastamos muito dinheiro em obras. Ir para um novo sítio significaria gastar outro tanto em obras de adaptação, fachadas, normas de segurança, etc.».

O assunto foi espoletado pelo PCP na última Assembleia Municipal da Mealhada, tendo o presidente da Autarquia afirmado que foram feitas obras, pela Caixa, «no valor de 350 mil euros», tendo depois disso, «sido pedida, pelo senhorio, uma renda mensal estapafúrdia». «Ainda se colocou a hipótese de o balcão ficar na parte detrás do Mercado da Pampilhosa, mas, para além de não podermos ter o espaço cedido sem renda, era necessário fazerem-se obras adicionais», acrescentou o autarca.

Rui Marqueiro garantiu, contudo, que «estão a ser efetuadas diligências com o Montepio e o Santander, havendo a promessa do Santander em não deixar a Pampilhosa sem uma caixa de multibanco, daquelas que permitem fazer um grande número de operações». «Temos também a garantia da Caixa de Crédito de que o multibanco não será retirado até julho», adiantou ainda, explicando que «os bancos estão a apostar na digitalização e acabam por encerrar os balcões».

«Estamos a tentar que a Pampilhosa não fique sem pelo menos uma caixa de multibanco, sendo que o ideal seriam duas», manifestou ainda o edil.

 

 

Mónica Sofia Lopes