A Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas leva a cabo, na Figueira da Foz, de 26 a 28 de abril, uma grande concentração de escuteiros, de toda a Diocese de Coimbra (onde se insere também o concelho da Mealhada), para a qual são esperados mais de 900 escuteiros de quase todos os agrupamentos do território.

“Todo o encontro – que tem o nome de Dia da Região – debruçar-se-á sobre a necessidade de cuidar da Casa Comum e da Biodiversidade. Espera-se que as crianças e os jovens, munidos de valores como a alegria, a coragem, a ousadia e o serviço ao próximo e sensíveis a que esta é a década da ação, conforme nos apelam as Nações Unidas, consigam sensibilizar a comunidade envolvente, para uma maior ação e sentido de urgência na geração de um impacto cada vez mais sustentável e respeitador do Bem Comum”, avança, em comunicado, a Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas, que acrescenta que “os nossos jovens terão a oportunidade de viver dois dias de aventuras e descobertas, pela cidade da Figueira da Foz e zona envolvente, que muito os enriquecerão. Acreditamos que o encontro, o convívio e a vivência de muitas atividades de impacto nas suas vidas e na comunidade, terão um significativo impacto na visão de futuro de cada um e nas comunidades e localidades onde se inserem ativamente. É da maior relevância para o CNE, e para a Junta Regional de Coimbra, educar para a cidadania ativa e cuidadora, para que se gere impacto futuro positivo nas comunidades locais e através deste impacto da educação informal contribuir para um futuro mais sustentável e justo”.

A cerimónia de encerramento do Dia da Região de Coimbra acontece no domingo, 28 de abril, às 14h30m, no Jardim Municipal da Figueira da Foz. Nessa ocasião, para além de estarem todos os escuteiros reunidos, estarão presentes também o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes; o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes; o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria; e ainda vários representantes de várias Câmaras Municipais do nosso território.