Faleceu, na madrugada desta terça-feira, dia 29 de dezembro de 2020, no Hospital Misericórdia da Mealhada, aos 86 anos, o “Xaru”, como é conhecido na comunidade. Joaquim Santos Fernandes era Bombeiro do Quadro de Honra na corporação da Mealhada, onde prestou serviço e disponibilizou o seu apoio até há poucos anos.

“O Bombeiro do Quadro de Honra, Chefe Joaquim Santos Fernandes, conhecido como ‘Xaru’, nasceu em 14 de Janeiro de 1934”, lê-se numa publicação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada na rede social Facebook, onde acrescenta que o “Xaru” era bombeiro desde 1 de maio de 1948, na altura com 14 anos e “por influência da mãe e do padrinho”, como o próprio referiu a um canal de televisão aquando dos seus 80 anos.

Segundo a mesma publicação, Joaquim Santos Fernandes serviu a corporação mealhadense “com grande devoção e muito altruísmo, tendo-lhe sido atribuído o Crachá de Ouro – a mais alta condecoração dada aos bombeiros de Portugal – pela Liga dos Bombeiros Portugueses, e o seu nome a várias viaturas da frota do corpo de Bombeiros da Mealhada”.

Aos 80 anos ainda servia “a casa” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, ajudando nas tarefas diárias da corporação, nomeadamente, nas idas ao correio, transmitindo a sua experiência aos bombeiros mais novos e nas épocas comemorativas era sempre quem estava na linha da frente na organização dos eventos. A frota automóvel da corporação foi sempre a área que assumiu como prioritária no combate aos incêndios e de socorro.

“Xaru” com Nuno Canilho, presidente da direção dos Bombeiros da Mealhada, ao lado do clássico Chevrolet

“O Xaru é e continuará a ser uma referência para muitas gerações de bombeiros da nossa corporação. A sua dedicação, o seu empenho e a sua devoção à nossa associação – no apoio a todos os bombeiros, a todos os comandos e a todas as direções – ficarão para sempre na história da nossa instituição”, escreve a mesma publicação.

As cerimónias fúnebres, com as imposições e restrições decorrentes do Estado de Emergência, realizam-se na manhã de desta quarta-feira, dia 30 de dezembro. “Apesar de estarem limitadas aos seus familiares, aquando das cerimónias, o ‘Xaru’ não deixará de passar no seu Quartel e de fazer a sua última viagem no clássico Chevrolet (que tanto o encantava) para o Cemitério da Mealhada”, escrevem ainda os Bombeiros da Mealhada.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados