O deputado Bruno Coimbra acusou o Ministro do Ambiente de querer duplicar a Taxa de Gestão de Resíduos quando “o Governo não realizou os investimentos que permitiam que reduzíssemos a quantidade de resíduos que depositamos em aterro”.

No debate com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática na Especialidade do Orçamento do Estado para 2021, o deputado social-democrata apontou o dedo ao Governo e lamentou que “perante tantas insuficiências, em vez de fazer os investimentos que se impõem e subir gradualmente a Taxa de Gestão de Resíduos, o Sr. Ministro prefere duplicar a ‘TGR’ de uma só vez, sem fazer o que lhe compete!”.

“Os Municípios que aguentem ou os cidadãos que paguem!” atirou Bruno Coimbra, sublinhando ainda o descontentamento generalizado que se sente no setor dos resíduos “autarquias, sistemas e operadores: todos se queixam da falta de interesse e de investimento por parte do Governo!”

Bruno Coimbra identificou ainda contradições no Orçamento do Ministério do Ambiente, “neste campo há mais contradições no Orçamento: as receitas provenientes da ‘TGR’ sobem 4,3 milhões de euros, ou seja, pelos números que apresenta, ou o Sr. Ministro não duplica a ‘TGR’ conforme anda a dizer, ou reduz já este ano 30% a deposição em aterro… Em que podemos acreditar?!”.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do GP-PSD/Aveiro