A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, na sua sessão do passado dia 18 de junho, por maioria, o Relatório e Contas referentes ao ano de 2019. O documento contou com 24 votos favoráveis, cinco abstenções e um voto contra.

Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, os documentos demonstram “uma redução” do endividamento bancário, um “melhor grau” de execução e uma “melhor percentagem” em termos da despesa que foi comprometida, tendo-se alcançado, no seu entender, “os melhores rácios de sempre”.

A autarca referiu-se ainda ao facto de a Certificação Legal de Contas não ter apresentado “quaisquer reservas ou ênfase”, realçando o facto de se ter dado “um passo significativo naquilo que é a valorização do património” que suscitava algumas dúvidas.  “Esta situação está assim ultrapassada, o que permite que não haja, neste momento, quaisquer reservas da parte dos nossos auditores relativamente à prestação de contas”, adiantou.

A execução orçamental da receita foi de 87,93%, enquanto que a da despesa atingiu os 85,66%. Relativamente às GOP, a sua execução andou nos 80,36%. Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário de 0,929 milhões de euros.

O total da Receita Municipal atingiu cerca de 21,434 milhões de euros, registando uma variação marginal de -3,34% em relação ao período homólogo, apesar de apresentar um grau de execução na ordem dos 87,93%.

Ao nível da Despesa Municipal verifica-se, por seu turno, um aumento face ao ano de 2018, tendo alcançado 20,880 milhões de euros, registando uma variação de 3,43% em relação ao ano transato e apresentando um grau de execução de 85,66%.

As GOP apresentam um acréscimo na ordem dos 2,80%, passando de 9,126 milhões de euros em 2018 para 9,381 milhões de euros em 2019, invertendo a tendência de diminuição verificada no ano transato. O grau de execução situou-se nos 80,36%, ou seja, +6,04% face ao ano transato, tendo-se registado uma taxa de 91,28% relativamente ao montante comprometido das GOP face ao previsto.

Uma vez mais, as funções das GOP com maiores montantes comprometidos foram as sociais e as económicas, mostrando, por um lado, a preocupação do Executivo em melhorar as infraestruturas sociais do Concelho e, por outro lado, a preocupação com o setor económico como alavanca para o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo.

O Relatório e Contas de 2019 demonstra, assim, que o Município de Anadia continua a apresentar uma boa saúde e gestão financeira, facto que permite dotar verbas para investimento em despesas de capital, tão importantes para o contínuo desenvolvimento do concelho, com base em fundos próprios e sem o recurso ao financiamento bancário.

De salientar que a Certificação Legal das Contas não tem qualquer reserva ou ênfase por parte dos Revisores Oficiais de Contas, o que denota que as contas apresentam uma imagem verdadeira e apropriada da situação económica e financeira do Município de Anadia.

O executivo eleito pelo MIAP pretende continuar a apresentar bons indicadores, ao longo do seu mandato, transmitindo a informação financeira de forma profissional, fidedigna e detalhada e, acima de tudo, colocando sempre Anadia em primeiro plano nas decisões que toma.

 

 

Fonte: Município de Anadia