O restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, comemora esta sexta-feira, 15 de maio, 73 anos de existência. Na sua página oficial no Facebook são muito os vídeos de clientes e amigos e elogiar o trabalho dos proprietários, as iguarias disponíveis e o serviço prestado.

“Hoje é um dia feliz para nós!”, afirma, em vídeo, Licínia Ferreira, proprietária do Rei dos Leitões, confessando sentir “orgulho de fazer parte desta história longa e dedicada à restauração”.

Nos agradecimentos, Licínia Ferreira enaltece “aos clientes, amigos, parceiros, fornecedores e equipa do Rei dos Leitões”, deixando ainda um agradecimento especial ao gerente António Paulo Rodrigues. “Ele é na verdade o mentor do ‘novo’ Rei dos Leitões. Sem ele não tínhamos conseguido! É a máquina que nos abre caminho diariamente!”, enfatiza.

Recordamos os nossos leitores que o mítico restaurante da Mealhada é “Garfo de Ouro”, do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso, desde 2017, mas conta também com outros variadíssimos prémios no seu currículo. Só em 2019, arrecadou o “Prémio David Lopes Ramos”, atribuído à dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues nos “Prémios Grandes Escolhas” – tratando-se de um dos mais prestigiantes galardões, uma vez que é atribuído a personalidade(s) que dá um importante contributo ao mundo da gastronomia –; e a eleição como “Melhor Restaurante da Europa 2019” (Best European Restaurant) pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO).

 

 

…15 de Maio – em 1947 foi quinta feira de ascensão, dia da espiga – naquela manhã fresca de Maio, ao lume, onde a lenha de azinho defumava as chouriças da matança de ante véspera, a tomar o pequeno almoço de pão e café de cafeteira – cevada torrada – que Arménio Sá Camboa e Maria Olímpia se questionaram.

E se assássemos um leitão para os petiscos?

À data eram já proprietários, há uns 8 anos, de uma pequena taberna de beira de estrada, onde vendiam petiscos que aconchegavam o estômago aos passantes. A maior parte das vezes o courato, a moela ou o chouriço, eram pretexto para mais um copo. O tinto predominava. De Baga. Carrascão. E assim foi. Assaram um leitão que venderam num abrir e fechar de olhos.

Foi o primeiro de muitos!!!!

Facebook Rei dos Leitões em 15 de maio de 2019

 

 

 

Imagem de Arquivo de José Moura