O Professor Doutor Linhares Furtado visitou na passada quarta-feira, dia 12 de maio, as instalações do futuro MACC – Museu de Arte e Colecionismo, que se encontra na fase final da sua conclusão. Nesta visita de cortesia, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, esteve ainda acompanhado por Cândido Ferreira, principal doador do acervo da futura unidade museológica, por José Ferrão, médico e doador de uma coleção de afiadeiras ao museu, e de Cidalino Madaleno, escritor de Febres.

Uma das salas será dedicada ao médico, escritor e benemérito Cândido Ferreira, que tomou a iniciativa de convidar alguns dos seus colegas e amigos de profissão que se dedicam igualmente às artes plásticas, a exporem uma obra sua nesta sala, a qual designa por “ala dos médicos”. O vice-presidente da autarquia cantanhedense, Pedro Cardoso, a propósito da visita salientou “o orgulho na visita de uma das mais prestigiadas figuras nacionais da medicina, uma referência também em termos de arte” sublinhando ainda a “importância do Museu de Arte e Colecionismo, equipamento de cariz museológico, científico, cultural, educativo e lúdico, que irá tornar Cantanhede num centro de excelência, uma verdadeira referência nacional e internacional nos estudos sobre o colecionismo” O autarca destacou a relevância “deste espaço cultural como elemento determinante no reforço da atratividade da cidade, do concelho e da região”.

Após a visita, o Professor Linhares Furtado elogiou “os espaços maravilhosos que acolherão este futuro museu, com fantásticas condições. Tudo o que tive oportunidade de ver, valoriza este edifício extraordinariamente. Aqui estão reunidas todas as condições necessárias para se constituir um museu moderno, ainda que seja um museu de todos os tempos, como todos os museus o são”. Em função desta visita, o médico especialista e colecionador irá selecionar criteriosamente a obra que o fará representar no Museu da Arte e do Colecionismo.

Cândido Ferreira manifestou mais uma vez a enorme satisfação com “a obra que está em curso e a excelência que o espaço oferece”, nomeadamente pela “forma como as instalações estão concebidas e organizadas fazem jus à importância das coleções, criando numerosas estratégias que permitem dá-las a conhecer de forma inovadora ao grande público”. O médico regozijou-se por contribuir “para o desenvolvimento do meu concelho natal, permitindo um aumento da autoestima e da qualidade de vida das futuras gerações”, concluiu.