Os alunos do segundo ano do curso de Designer Gráfico na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, são os responsáveis pela imagem – nomeadamente de flyers, tela e t-shirts – do Campeonato Europeu de Rugby de Sub20, que se realiza em Coimbra, de 22 a 28 de março. A iniciativa surge de uma parceria entre a EPVL e o Comité Regional de Rugby do Centro.

“A Associação de Rugby do Centro resolveu fazer um reforço na área da comunicação e, numa lógica de parceria, decidiu contactar a EPVL”, começou por explicar Carlos Leite, do Comité Regional de Rugby do Centro, afirmando que o material levado a cabo teve como fonte de inspiração a Ponte Pedro e Inês, “tendo havido bastante criatividade por parte dos alunos”.

Apesar de este não ser o primeiro contacto entre a Escola Profissional da Mealhada e a Associação de Rugby, foi a primeira iniciativa com maior dimensão. “Isto é muito importante para os alunos. Vão ver o material que produziram a ter uma utilidade publica”, enalteceu Manuela Alves, diretora pedagógica da EPVL, elogiando “a excecional recetividade dos alunos a desafios desta natureza”.

Esta parceria vai de encontro à génese da escola em preparar os alunos para o ambiente laboral. “O cliente apresentou uma necessidade e a escola solucionou. É a simulação perfeita do mercado de trabalho. Exatamente as competências que temos que disponibilizar aos alunos”, acrescentou Nuno Canilho, gerente da EPVL, garantindo ainda ser esta uma “oportunidade que os alunos têm de se testarem”.

E Manuela Ferrão, professora do curso de Designer Gráfico, explicou que estes são desafios “fechados no tempo”, com imposição de data para termino, e onde “os alunos trabalham com o mesmo objetivo”. “Foram elaborados oito desenhos e apresentados ao cliente três, onde apenas um prevaleceu para retoques finais”, acrescentou ainda.

Os trabalhos foram validados pelas Federações Nacional e Europeia de Rugby, tendo os alunos tido contacto “com as advertências naturais deste tipo de trabalho, onde mesmo depois da escolha final foram feitas atualizações diariamente”, referiu também Ana Mannarino, outra das professoras do curso.

O campeonato, que contará com oito seleções europeias, onde se insere a portuguesa, terá na tarde do dia 25 de março a presença de duas turmas da EPVL – Designer Gráfico e Desporto – que assistirão aos jogos que estiverem a decorrer. Já hoje as t-shirts serão apresentadas publicamente, em França, aquando do jogo entre Portugal e Geórgia, transmitido pela Rugby TV.

“É muito interessante esta parceria em que interagimos com os alunos e isso é muito importante também para difundirmos a modalidade”, concluiu Carlos Leite.

 

Mónica Sofia Lopes