E na primeira terça-feira do mês de março cumpriu-se mais um jantar temático, com o intuito de reforçar a marca São Domingos e mostrar ao consumidor como se atinge a qualidade dos seus Espumantes, Vinhos e Aguardentes. A poesia de Florbela Espanca marcou presença, pois o vinho branco Volúpia é inspirado num poema da poetisa, inscrito no rótulo.

É assim que nasce Volúpia, da ousadia de criar um vinho pensado para ser branco, um vinho que suspira poesia. Fruto da intimidade das uvas brancas, encarna a paixão das doces essências tropicais do Sauvignon Blanc e o encanto e desassossego do Chardonnay, arrefecido com a ternura e suavidade da Maria Gomes. Simultaneamente intenso e delicado, é um vinho que vibra de emoções lentamente fermentadas e murmura aromas que inundam os sentidos.

O jantar, servido primorosamente pelo Restaurante Bacalhau & Afins de Aveiro, teve como ator principal isso mesmo, o bacalhau, desde os aperitivos até ao prato principal. Os vinhos, servidos com os aperitivos, o magistral Espumante São Domingos Rosé, 100% Baga, e, já sentados à mesa, acompanhando um primeiro prato, “trouxa de bacalhau”, e segundo prato, “arroz cremoso de bacalhau”, o já mencionado vinho branco Volúpia e o elegante tinto Quinta de S. Lourenço 2015, composto de Baga e Touriga Nacional. A sobremesa teve a companhia de um Late Harvest Sabre Dourado, produzido em 2011 pelas Caves São Domingos, que surpreendeu os presentes.

Terminado o jantar com café e Aguardente Velhíssima São Domingos, ainda houve tempo para uma vista às galerias das caves e a promessa de novo encontro, na primeira terça-feira do mês de abril, nestas emblemáticas Caves São Domingos.

 

 

Ficha Técnica do Vinho

VOLÚPIA – Vinho Bairrada DOC

Tipo: Branco

Castas: Maria Gomes, Sauvignon Blanc e Chardonnay

Colheita: 2019

Produtor: Caves do Solar de São Domingos

Enóloga: Susana Pinho

Notas da enóloga: Muito intenso e complexo de aroma, evidencia as elegantes notas tropicais do Sauvignon Blanc e as nuances florais do Chardonnay. Cheio e aveludado na boca, com a fruta expressiva envolta em delicada mineralidade, confere ao conjunto elegância e distinção.

 

A distribuição será feita, essencialmente, através de Garrafeiras, Mercearias “gourmet”, Restauração e Hotelaria.