Núcleo Centro Norte, que agrega 21 agrupamentos do CNE – Corpo Nacional de Escutas, da Região de Coimbra, estiveram, no passado dia 22 de fevereiro, presentes na cidade da Mealhada para comemorar o dia do fundador do escutismo – Baden-Powell, carinhosamente conhecido como BP – numa atividade que teve como mote: “Crescer com BP – deixando o mundo um pouco melhor que o encontrámos”.

Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes, participaram em ateliers dinamizados por associações da comunidade local: Município de Mealhada; Comunidade Inter-Municipal da Região de Coimbra; Santa Casa da Misericórdia de Mealhada; Bombeiros Voluntários de Mealhada; Núcleo Columbófilo de Mealhada; Núcleo de Ballet do Hóquei Clube de Mealhada; Núcleo de Karaté da Pampilhosa; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada; GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa; Aguarela de Memórias – Associação de Teatro; Paróquia de Mealhada

A atividade teve o seu lançamento no Cineteatro Messias com a visualização de um filme com a última mensagem de BP e um balanço fotográfico das muitas atividades realizadas pelo Núcleo. Posteriormente, os escuteiros foram “lançados” a mudar o mundo com a colaboração da comunidade.

Os Lobitos estiveram no Centro de Interpretação Ambiental, no projeto ClimAgir e no atelier de Danças Tradicionais promovido pelo Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa.

Os Exploradores estiveram no Parque da Cidade onde tiveram ateliers de Socorrismo (Bombeiros Voluntários de Mealhada), Columbofilia (uma ação orientada por Luís Taveira e Jorge Santos, do Núcleo Columbófilo da Mealhada) e Karaté (Núcleo de Karaté da Pampilhosa).

Os Pioneiros estiveram na Escola Profissional Vasconcelos Lebre onde tiveram ateliers de Socorrismo (Bombeiros Voluntários de Mealhada), Violência na Namoro (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mealhada) e Expressão Teatral (Aguarela de Memórias – Associação de Teatro).

Os Caminheiros dinamizaram atividades junto da população idosa dos lares da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

Os dirigentes tiveram uma formação sobre Violência no Namoro e Sinais de Alerta, dinamizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada.

No final, cada agrupamento pintou um azulejo com a imagem de BP, ilustrando desta forma o ideal escutista à forma global, mas vivenciando-o em pequenos grupos e realidades distintas – os agrupamentos.

Estiveram presentes na atividade 16 dos 21 agrupamentos que constituem o Núcleo Centro Norte da Região de Coimbra, que tem como Chefe Frederico Santos e sede em Cavaleiros, freguesa de Barcouço – concelho de Mealhada.

Em março está prevista uma nova atividade formativa: Manobras com Cordas desta vez na cidade de Coimbra; e de 25 a 29 de julho ocorrerá o grande acampamento do Núcleo – ACANUC 2020.”

 

 

Fonte: Gonçalo Moura da Costa, secretário administrativo da Junta de Núcleo Centro Norte

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/