Devido ao elevado número de candidaturas de todo o país, que estão ainda a ser organizadas e submetidas na plataforma online, para a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular ®, o prazo acaba de ser prolongado até domingo, 8 de março, às 23:59h.

É possível incluir 7 candidatos numa só proposta de candidatura.

 

As categorias a concurso são:

Artesanato;

Lendas e Mitos;

Festas e Feiras;

Músicas e Danças;

Rituais e Costumes;

Procissões e Romarias

e Artefactos.

 

“A grande aposta deste ano passa por promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública e de atração turística. Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular.

Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade.

É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

 

As candidaturas terminam a 8 de março e são realizadas online

A nona edição das 7 Maravilhas de Portugal® volta a reinventar-se e este ano os candidatos finalistas distritais, são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Haverá nessa fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 patrimónios candidatos, sendo que em cada programa na RTP será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Haverá ainda um programa de repescagem. Os 20 segundos classificados nas eliminatórias regionais do concurso serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de apurar os 8 mais votados que se irão juntar aos já pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio, pelas duas semifinais, dois programas em direto na RTP1. Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®, apresentando as semifinais e a Gala (duas semifinais e uma Grande Final). Em cada semifinal são apurados os 7 patrimónios, os que tenham mais votos contabilizados.

 

A Gala Finalíssima   decorre a 5 de setembro de 2020 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 patrimónios como as     7 Maravilhas da Cultura Popular®.