Os locutores da RFM João Chaves e Paulo Fragoso, duas das mais famosas vozes da rádio nacional, foram os convidados especiais da quinta edição das “Conversas da Rádio”, iniciativa que decorreu na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos.

João Chaves, principal voz do mítico programa “Oceano Pacífico”, e Paulo Fragoso, responsável pelas tardes da rádio do Grupo Renascença, partilharam com o público que, encheu a sala do museu, a sua paixão pela rádio e a forma como começaram a carreira, assim como várias histórias demonstrativas do poder que este meio ainda tem.

Histórias que passam por um médico que ligou a João Chaves para partilhar com ele um episódio em que uma senhora que ia entrar em trabalho de parto lhe pediu para ligar o rádio “no Oceano Pacífico” para conseguir relaxar, ou a de outra senhora que semanalmente, e desde há 9 anos, envia a Paulo Fragoso (que não a conhece pessoalmente) um “relatório” do seu dia-a-dia e da sua vida pessoal.

Foram muitas as histórias e as partilhas destes dois profissionais da rádio, que tiveram ainda a possibilidade de visitar todos os espaços da Radiolândia, passando também pelo estúdio de emissão, onde deixaram o seu registo.

“Conversas da Rádio” é um projeto promovido pelo Município de Oliveira do Bairro por onde já passaram nomes como António Sala, Ruy de Carvalho, João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF) e Teófilo Fernando (TSF) e mais recentemente Nuno Matos (Antena 1).

Esta proposta da Radiolândia – Museu do Rádio, tem por objetivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas ligadas à rádio, contadas pela voz dos principais intervenientes.

 

Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva.

 

Horário de abertura:

Segunda a Sexta feira: 10h00-13h00 | 14h00-18h00

Sábados: 14h00-18h00

Domingos e Feriados: mediante marcação prévia

 

Bilhetes:

Preço: 2,50 euros

O mesmo bilhete dá acesso a duas visitas: uma ao Museu de Etnomúsica da Bairrada e outra à Radiolândia – Museu do Rádio.  

As visitas podem ser feitas em dias distintos, em qualquer altura do ano, durante o período de funcionamento de cada museu, sem data limite de validade.

 

Entrada gratuita a:

  • Crianças com menos de 12 anos;
  • Utentes provenientes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Oliveira do Bairro;
  • Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Oliveira do Bairro;
  • Parceiros da Rede de Museus de Oliveira do Bairro (doadores e depositantes).

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro