Be-dom, Paulo Sousa, Diogo Piçarra, Fafá de Belém, PAMA, ÀTOA, Rui Drumond, Cuca Roseta e Matias Damásio são as principais atracções do palco principal da FESTAME – Feira do Município da Mealhada, patrocinado pelo Rei dos Leitões, que se realiza de 8 a 16 de junho. Para além disso, o certame realiza, este ano, um concurso de bandas, cujo primeiro prémio é a gravação de um disco, uma pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música e uma quantia monetária de quinhentos euros.

Depois da abertura da Feira, na passada sexta-feira, onde, entre muitos convidados, marcará presença D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra. À noite, atuaram no palco principal os Be-dom, que utilizam objetos para “fazer música”, e o músico Paulo Sousa.

Hoje, sábado, o palco foi de Diogo Piçarra, seguindo-se, no domingo, o espetáculo da cantora brasileira Fafá de Belém, a partir das 22 horas. Em conversa com o «Bairrada Informação», no início desta semana, a artista revelou ser este “o seu primeiro grande espetáculo em praça pública (depois de um interregno)”. “Será um espetáculo cheio de surpresas, onde fundamentalmente vamos querer fazer as pessoas felizes”, acrescentou.

Depois do concurso, na noite do dia 11 de junho, onde estão em “disputa” seis bandas, na terça-feira, subirá ao palco o artista PAMA e na quarta-feira o grupo de jovens Átoa.

No dia 14 de junho, o palco é de Rui Drumond e na sexta-feira cabe a Rouxinol Faduncho e a fadista Cuca Roseta. No dia seguinte, sábado, Matias Damásio será o último artista a atuar na edição de 2018 da FESTAME.

Mas a aposta, este ano, não se esgota nos artistas nacionais e internacionais, uma vez que a entidade organizadora do evento, a Câmara da Mealhada, tem também delineado um cartaz eletrónico, onde todas as noites, logo após os concertos dos artistas principais, atuam “disc jockey” de renome. Uma iniciativa patrocinada pela discoteca Malibu Club.

Assim, no dia 8 de junho, o palco, a partir da meia noite, é de Oskar, “um dos mais carismáticos dj’s do centro de Portugal, com atuações em clubes de norte a sul, dividindo a cabine com todos os ‘top dj’s’ nacionais e dezenas internacionais”.

Tom Enzy, que tem sets diferenciadores pelas combinações e já teve diversas nomeações, entre as quais a de produtor de música eletrónica da MTV, sobe ao palco amanhã. No domingo, a sessão eletrónica é da dupla “É Nois”, que “combinam música brasileira, R&B, música africana e house”.

No dia 11 de junho, será a vez de Xano Cavaleiro, um DJ com uma vasta experiência no país e fora dele, actualmente residente da Malibu Club. No dia seguinte, subirá ao palco Nuno Neves, uma referência nas pistas de dança de toda a região Centro.

Dia 13 de junho atua Nuno Piolho, um dos dj’s mais requisitados da cidade de Águeda, com actuações em diversos festivais e festas académicas. A 14 de junho, David Silva, DJ e produtor, com apenas vinte e cinco anos, é um dos mais promissores da Zona Centro.

Bodysoul, com misturas de quizomba, house, R&B e regateon, fecha o certame a 15 de junho. O último dia cabe à dupla Double Grooves, que “consegue sets harmoniosos, influenciados pelos mais variados estilos musicais”.

“Temos um cartaz muito transversal, direccionado para todo o tipo de público e artistas que, até há pouco tempo, era impensável conseguir juntar na Mealhada, no mesmo evento”, confessa o presidente da autarquia, explicando que “isso só tem vindo a ser possível graças a uma paciente negociação com as bandas, que têm percebido que somos uma festa sem receita de bilheteira, com as portas sempre abertas ao público, pelo que, sensíveis a esse facto, os artistas acabam por vir cá em condições muito especiais”.

Organização promete surpreender num dos espetáculos

«Numa das noites, o palco será invadido por figuras muito especiais, que irão dar um colorido especial ao espectáculo e não temos dúvidas que será uma bela surpresa”, adiantou, ao nosso jornal, fonte da organização.

 

Mónica Sofia Lopes