CRASSH é o grupo escolhido pela Fundação Mata do Bussaco para encerrar o programa de animação nos dias do Catrapim, o Festival de Artes para Crianças que irá decorrer, nos dias 23 e 24 de junho, na Mata Nacional do Bussaco.

Trata-se de um espetáculo de percussão, com instrumentos inusitados, alguns deles feitos com materiais de construção civil, que pretende passar a mensagem ao público sobre a extrema importância da proteção do ambiente e a autoproteção face aos riscos que nos surgem no quotidiano.

O grupo CRASSH faz literalmente música com um pouco de tudo. Tudo constitui pretexto para produzir som e movimento. E, como resultado, tudo o que é produzido reflete sonoridades únicas, divertidas e envolventes, dotadas de um entusiasmo contagiante. O espetáculo é em movimento e para todas as idades. A música é uma realidade imanente a tudo, uma vez que a musicalidade é uma presença quotidiana: das botas aos baldes, das pias às vassouras, dos tubos aos capacetes… tudo é oportunidade e suporte para fazer circular música.

A voz do cantor dos CRASSH é sempre em “CRASSHonês”, entre melodias conhecidas ou originais “crasshianos”, o público é transportado por uma energia transbordante e um humor a toda a prova, num espetáculo sem barreiras. A diversão e a surpresa estão garantidas.

O projeto CRASSH é uma produção We Tum Tum, uma associação cultural que promove e dinamiza o desenvolvimento de movimentos artisticos emergentes, dirigido por Bruno Estima.

CRASSH foi recentemente vencedor do Prémio “Público” no Festival Internacional de Teatro de Castilla y León, em Espanha.

O público do Catrapim vai poder assistir, nos dias 23 e 24 de junho, a dois concertos e 10 oficinas deste projeto musical.

“Catrapim é música e divertimento”

unnamed (1)O Catrapim é música e divertimento, mas é também sensibilização ambiental. Por isso, a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Oficina de Segurança da Lousã irão apresentar, nos dois dias do festival de artes do Bussaco, o musical “As aventuras da Preventinha”. As três mascotes da Oficina de Segurança – a “Preventinha”, a “Violeta Stop” e o “Zé Carumas” – convidaram a “Lisa”, a “lontra” da AdCL, para alertar, através da música, as crianças para as boas práticas ambientais e para os riscos domésticos, rodoviários e florestais.

Esta colaboração ambiental entre as duas entidades apresenta, entre outas, a canção “Juntos pela Água” da “Lisa”, e pretende sensibilizar a comunidade, especialmente os mais jovens, para prevenir situações de risco, consciencializar a criança/jovem para a autoproteção e promover um espírito solidário na segurança de todos.

A par dos espetáculos musicais e de teatro, o Catrapim promove sessões de “showcooking”, malabarismo, teatro de marionetas e outras artes, em nove palcos espalhados pela Mata Nacional do Bussaco, quatro horas por dia, e com acesso gratuito (exceto veículos motorizados).

Promovido pela Fundação Mata do Bussaco e pela Câmara Municipal da Mealhada e coproduzido pela Associação Escolíadas, o evento tem os apoios, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Água das Caldas de Penacova e do Grande Hotel de Luso e conta com a colaboração a delegação da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa e de escolas e associações locais.

 

Fonte: Fundação Bussaco