Uma criança, de dez anos, estudante na Escola Básica e Secundária de Anadia, onde estava cerca das 15 horas do dia 8 de maio, sentiu-se mal e entrou em paragem cardio respiratória. Ao final da tarde, a vítima acabou por falecer já no Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde entrou pouco depois das 16 horas.

Na escola, local onde foi dado o alerta de emergência, estiveram duas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica  e uma viatura do Posto de Anadia da Guarda Nacional Republicana. “A nossa patrulha ia a passar no local quando se deparou com as ambulâncias e auxiliou os socorristas”, declarou, ao «Bairrada Informação», o Tenente Tiago Meireles, Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR de Aveiro, explicando que “a situação não teve qualquer tipo de cariz policial” e que apenas podia adiantar que a criança “entrou em paragem cardio respiratória”.

Ao que conseguimos apurar, a vítima teria já antecedentes de patologia cardíaca, era estudante do quinto ano e residia em Aguim.

No dia seguinte à tragédia, o Agrupamento de Escolas de Anadia publicou uma nota na sua página oficial na rede social Facebook: “Hoje é um dia triste. Um de nós deixou de estar connosco. De uma forma tão abrupta quanto trágica. Estamos de luto. Pelo Gustavo, pela sua família, pelos seus colegas, amigos, professores, funcionários. Partilhamos esta dor com a família, tão absurda, quanto inesperada”.

“Sempre foste um lutador, Gustavo. E sempre serás um de nós e estarás, de forma indelével, entre nós – onde quer que estejas, não estarás sozinho: lembrar-nos-emos sempre de ti”, diz a mesma nota.