Após quase duas décadas a realizar-se no Sambódromo Luís Marques, na zona desportiva da Mealhada, o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada regressa, em 2017, ao centro da cidade, local onde permaneceu durante muitos anos. Os corsos acontecem nos dias 26 e 28 de fevereiro, domingo e terça-feira, e são esperadas muitas “surpresas”.

A nova direção da Associação de Carnaval da Bairrada, liderada por Alexandre Oliveira, tomou posse a 25 de junho de 2016 e fez do “Carnaval no Centro” a bandeira da sua “campanha”. “As coisas estão a correr muito bem e o ‘feedback’ das pessoas é maravilhoso”, disse, ao «Bairrada Informação», o dirigente.

E a primeira grande prova foi o Festival de Samba, que se realizou em setembro, já no “novo” local. “Correu tudo muito bem. Julgo que acrescentámos qualidade, o que, aliás, pretendemos fazê-lo todos os anos”, disse ainda o presidente da direção.

A sede da Associação de Carnaval também voltou para o centro da cidade, em outubro passado, numa artéria por onde passarão os corsos do evento. “Queriamos um local que estivesse no meio do corso, mas também um espaço que dignificasse o Carnaval. Já era preciso um lugar assim…”, enfatizou Alexandre Oliveira, afirmando que “foi investido algum dinheiro”, mas que “também isto é Carnaval!”.

Um espaço por onde as pessoas passam sempre que vêm a porta aberta e que a direção ainda pretende inaugurar. “Aqui, as pessoas entram e quando vêm os cartazes dos anos todos de Carnaval, revivem as tradições e momentos”, disse.

Recordações que poderão ser vividas já no domingo, dia 26 de fevereiro, com o primeiro corso do Carnaval da Mealhada, a arrancar às 14h 30m. Para além das quatro escolas de samba – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira –, estarão sete grupos de animação do concelho da Mealhada e de fora. “Será um milhar de pessoas a desfilar pelas ruas da Mealhada”, garantiu Alexandre Oliveira.

Cada entrada tem um custo de cinco euros (crianças até aos dez anos, inclusive, não pagam) e, segundo as expectativas da organização, “se estiver bom tempo, vai estar muita gente”. “É um ano de mudança, mas as pessoas vão-se reajustar a esta nova realidade”, disse ainda Alexandre Oliveira, explicando que foram enviadas cartas a moradores e comerciantes da Mealhada “a explicar o que vai acontecer nestes dias”, apelando, assim, à compreensão de todos.

Para além de feirantes, balões e a “famosa” pipa do vinho, a direção da Associação de Carnaval da Mealhada “pretende” e, tal como acontecia no passado, que o Rei suba à varanda da Câmara Municipal e faça o seu discurso. “Temos tido um grande apoio por parte da autarquia e da Junta de Freguesia”, agradeceu o dirigente, concluindo que “o Carnaval não termina no dia 28 de fevereiro”. “Estamos a trabalhar muito para o futuro depois desse dia”, enfatizou.

Fotografia Foto Rei