O Município de Penacova apresentou este sábado, na Mata Nacional do Bussaco, a aplicação móvel «Trilhos Penacova», que já se encontra disponível. A novidade foi lançada aquando da abertura do evento «Penacova Trail do Centro 2021», que decorreu no passado fim de semana e onde participaram, no total de todas as provas, um milhar de atletas.
«Houve necessidade de dar ferramentas a quem utiliza os trilhos. Na aplicação pode-se procurar pontos de interesse; saber as características de cada trilho; ter conhecimento de qual o trilho que mais se utiliza, que faixa etária e qual a época do ano em que tem mais utilização. Há espaço para sugestões e interação e permitir saber-se pontos de interesses locais, nomeadamente nos sectores da restauração e do alojamento disponível, assim como os pontos de água em que se pode consumir. Podem ainda fazer competição entre vocês em cada trilho», referiu Vasco Morais, coordenador municipal da Proteção Civil de Penacova, apelando «à exploração» da nova aplicação.
A «Trilhos Penacova» pode ser descarregada no Google Play, para quem utiliza o sistema operativo Android, ou na App Store no caso de um smartphone da Apple com o sistema operativo iOS. «Para além de instalarem a aplicação, peço-vos que se registem, para que em caso de necessidade de utilizarem a função SOS da aplicação, os vossos dados sejam logo no imediato, remetidos para a central dos Bombeiros, para o 112 e para a Proteção Civil», explicou ainda Vasco Morais, concluindo: «Queremos que esta aplicação seja dinâmica, os atletas a utilizem e desta forma nos permitam monitorizar a utilização dos trilhos, com vista ao seu melhoramento».
«Hoje podemos dizer que temos dos melhores locais em Penacova para a prática desta modalidade», começou por dizer Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, focando o discurso na nova app que, diz, envolve «a questão da segurança, em que podem ser reportadas as dificuldades e fazer-se o controlo dos trilhos que levará à sua evolução».
Acerca do local de apresentação da nova aplicação e do primeiro dia de provas do «Penacova Trail do Centro 2021», que aconteceu ontem no Palace do Bussaco, o autarca referiu que «o Bussaco é um património da região, onde Penacova se sente parte integrante. É um facto que estamos no concelho da Mealhada, mas também o sentimos como nosso e com obrigação de lhe dar visibilidade». Para além disso, continuou, «esta parceria com a Fundação e os Municípios da Mealhada e de Mortágua poderá ser benéfica para encontrarmos, no futuro, formas mais simpáticas de financiamento».
Coube a Carlos Sá, do Centro Trail de Penacova, dar a conhecer as provas que se realizaram, na tarde de sábado, na Mata Nacional do Bussaco, e os percursos que se realizaram no domingo onde, entre outros, houve um, com saída às 7 horas, da Praia do Vimieiro, e outro, com saída às 9 horas, da Praia do Reconquinho. «Este projeto começou há quatro, cinco ano e acho que foi uma aposta ganha. Criámos trilhos estruturados e estamos no caminho certo», rematou.
Mónica Sofia Lopes