O Município de Sintra foi palco esta quinta-feira, 8 de outubro, da cerimónia de entrega do galardão Bandeiras Verdes Eco-Escolas, distinção atribuída a todos os estabelecimentos de ensino que anualmente se comprometem em desenvolver um trabalho prático, com a participação ativa de alunos, professores, comunidade escolar e autarquias, na área da educação ambiental.
O Município de Cantanhede viu reconhecidas com este galardão as vinte Eco-Escolas envolvidas neste projeto no ano letivo 2025/2026, em face do seu desempenho sustentável e alinhado com a implementação da metodologia definida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. Foram elas: Academia de Música de Cantanhede, Escola Básica Marques de Marialva, EB 2,3/S João Garcia Bacelar, EB Cantanhede – Sul, EB Carlos de Oliveira, EB/JI de Febres, EB1 de Corticeiro de Cima, EB1 de Covões, EB1 Gesteira, EB1 Sanguinheira, EB1/Jl de S. Caetano, EB1/JI de Vilamar, EB1/Jl Tocha, Secundária Lima-de-Faria, Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Jardim de Infância da Sanguinheira, Jardim de Infância de Corticeiro de Cima, Prodeco – Progresso e Desenvolvimento de Covões, ProViDa Progresso e Vida da Tocha e Universidade do Tempo Livre do Concelho de Cantanhede.
O trabalho é estruturado por temáticas, sendo obrigatório a abordagem aos temas-base (água, resíduos e energia) e aos temas do ano (biodiversidade e ação climática). A elaboração do Eco-código é o ponto alto, pois congrega os compromissos dos alunos para com o Ambiente e a comunidade envolvente.
De referir que com estes galardões foram ainda distinguidos como Eco-Agrupamentos, os agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar, pela participação integral dos estabelecimentos de ensino que integram o seu território educativo.
Por seu lado, o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva recebe o galardão pelo envolvimento da EB Cantanhede-Sul e pela EB Marquês de Marialva, que participou pela primeira vez nesta edição.
A PRODECO – Progresso e Desenvolvimento de Covões recebeu, além do galardão, o prémio pelo 3.º lugar nacional no desafio “Eco-Ponto Criativo”, prémio este atribuído pelo parceiro da ABAAE, Geração Verdão, pelo empenho e criatividade na reciclagem e tratamento de resíduos.
Por seu turno, a EB 2,3 João Garcia Bacelar, da Tocha ficou no 2.º lugar nacional no desafio “Hortas Bio nas Escolas”, na modalidade Hortas Pequenas (até 50m2), onde implementaram as suas práticas de agricultura biológica e sustentável em ambiente escolar, valorizado pelo parceiro AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.
O Município de Cantanhede também recebeu uma Menção Honrosa pela dinâmica implementada no desenvolvimento do projeto “Muros com Vida”, no qual as autarquias são distinguidas pela estratégia, investimento e apoio às escolas na preparação e implementação deste projeto, trabalho esse sustentado tecnicamente pelo Gabinete de Educação Ambiental do Município.
O vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, congratulou-se com os resultados obtidos por todos os estabelecimentos de ensino, tendo manifestado “o mais vivo reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido, dedicação e empenho contínuo neste programa de educação ambiental e para uma cidadania ativa, contribuindo assim para a construção de um futuro com melhor qualidade de vida e com índices de sustentabilidade ambiental progressivamente superiores”.
O autarca sublinhou ainda a importância do Eco-escolas, destacando que “este galardão representa um pacto para o futuro, um compromisso e uma responsabilidade acrescida”.






















