A pista olímpica de BMX, do Centro de Alto Rendimento de Anadia, localizada em Sangalhos, recebe, nos dias 4 e 5 de setembro, duas das rondas da Taça da Europa de BMX, promovida pela União Europeia de Ciclismo e Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Município de Anadia.

A prova conta com mais de 330 atletas inscritos, oriundos de 21 países, nomeadamente Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Letónia, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.

Os treinos oficiais decorreram na tarde de sexta-feira, e as rondas acontecem no sábado e domingo, 4 e 5 de setembro, a partir das 8h45.

As provas vão decorrer na pista olímpica de BMX, inaugurada em julho de 2019. Conhecida por ser exigente, tanto a nível físico como técnico, com rampas de 8 e 5 metros, a pista é composta por quatro retas, três delas em duplicado, e três curvas e asfalto, num total de 420 metros.

O evento terá visibilidade a nível mundial, dado que será feito um live streaming do mesmo no site oficial da UEC (União Europeia de Ciclismo).