«A qualidade e a diversidade das Águas Minerais Naturais e a sua relevância para a Saúde» está em exposição, desde ontem e até dia 30 de setembro, no Casino do Luso. Cada entrada na mostra, levada a cabo pela Fundação Luso, tem um custo de um euro, sendo o valor final totalmente revertido para valorização do património da Mata do Bussaco, este ano concretamente para a peça de arte sacra Virgem Dolorosa. Também o Grande Hotel de Luso se associa à iniciativa, oferecendo a todos os clientes do alojamento uma entrada para visitação da exposição.

Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso, refere que a mostra se insere «nas iniciativas culturais da Fundação, com o objetivo de dar a conhecer particularidades e especificações das Águas Minerais Naturais, onde se insere a Água de Luso, até então pouco aprofundadas, capacitando os consumidores e visitantes de conhecimentos essenciais para distinguir as Águas Minerais Naturais e a sua relevância para a Saúde».

Com o foco em três grandes painéis – águas minerais naturais e de nascente; características da água de Luso; e água de Luso e saúde -, o valor angariado durante o período de vigência da exposição reverterá, novamente, para a valorização do património da Mata do Bussaco. «Vamos já na recuperação da terceira peça de arte sacra, estando em causa desta vez a Virgem Dolorosa em restauro, processo acompanhado pela Direção Regional do Património», declarou ainda Nuno Pinto Magalhães.

A iniciativa conta também com o apoio do Grande Hotel de Luso, que ontem assinalou 81 anos de existência, na medida «em que a todos os clientes, e até setembro, será oferecida uma entrada para visitarem a exposição», declarou João Dinis, presidente do conselho de administração do Grande Hotel de Luso.

«As Águas Minerais Naturais, onde se insere a centenária Água de Luso, têm origem subterrânea profunda, que as protege das agressões externas; são bacteriologicamente sãs, não sofrem qualquer contaminação humana ou tratamento químico. A exploração é via concessão pública. O engarrafamento é feito no local de captação. A preservação e equilíbrio natural dos seus aquíferos, protegendo-os de toda e qualquer possível contaminação é um compromisso assumido desde a origem, para que a Água continue a chegar ao consumidor, pura, natural e com qualidade. Esta é a forma mais saudável de hidratação que a natureza oferece. Representa a opção por um produto natural, sem adição de químicos, que fornece, em complemento, sais minerais e oligoelementos imprescindíveis ao organismo e a uma alimentação saudável», lê-se num comunicado da Fundação Luso.

O horário de funcionamento para visitação da exposição é das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 de terça a sexta-feira, e das 15h00 às 19h00 aos sábados, domingos e feriados.

 

Mónica Sofia Lopes