As alterações ao emissor do TDT em Portugal, tiveram inicio no passado dia 7 de Fevereiro com inicio em Sines, sendo a próxima fase a começar no Algarve. A partir dai o processo de alteração será efetuada do sul ao norte do país. A data de conclusão está prevista para Junho.

A mudança das frequências da rede emissores tem como vista a implementação da cobertura 5G.

A Anacom já informou que não será necessário a compra ou troca de nenhum tipo de aparelho, pelo que não irá representar nenhum gasto adicional para os consumidores que tenham este serviço.

Com a alteração ao emissor, a imagem da televisão ficará negra, sendo algo normal, segundo a Anacom, e que pode ser facilmente ultrapassado bastando fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador do TDT. Após este procedimento todos continuarão a beneficiar do serviço de televisão gratuito.

Para contornar qualquer tipo de dificuldades ocorridas durante a fase de alteração do emissor, foi criada uma linha de apoio (800 102 002) por parte do regulador que funcionará todos dias das 09h às 22h, e que prestará todo o tipo de esclarecimento sobre eventuais contratempos ocorridos.

É apontado para o mês de abril, a realização de um leilão de modo a atribuir as licenças da rede 5G.

Para mais informações sobre a alteração do emissor e da implementaçao da cobertura 5G aceda a:

https://selectra.pt/tv-net-voz/noticias/anacom-leilao-5g

https://adslfibra.pt/servicos-gestoes/cobertura/5g

 

 

Imagem: renateko (https://pixabay.com/)