Moisés Ferreira

Os parlamentares do Bloco de Esquerda, eleitos por Aveiro, Moisés Ferreira e Nelson Peralta, questionaram o Governo português, na passada quarta feira, 30 de outubro, momentos depois de ser conhecido o encerramento dos Centro de Saúde de Águeda e Albergaria-a-Velha.

Para os bloquistas, os encerramentos decretados pelo Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga, depois de começar a chover dentro dos edifícios, representa uma “situação grave”, que resulta do “adiamento e ausência de intervenções” da parte do Governo, pois “a necessidade de obras e de intervenção infraestrutural” nos dois centros de saúde “já está identificada há muito tempo”. Os encerramentos foram motivados pela falta de condições de segurança que a queda de água no interior dos edifícios representou.

Nelson Peralta

Aliás, o Bloco de Esquerda visitou em setembro passado o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha e verificou que, por exemplo, casos em que “os profissionais têm que levar candeeiros ou outras fontes de iluminação” para os consultórios médicos. A esta situação grave adicionava-se a avaria da caldeira, fazendo com que o edifício, que acolhe bebés, crianças e idosos, se torne gelado no inverno, mas também se constataram várias infiltrações de água e a falta de manutenção do espaço exterior. Apesar de estes problemas serem de simples resolução, as entidades competentes ignoram-nos (como ficou expresso na resposta do Governo à pergunta feita pelo BE, aquando desta visita em setembro), ao que se junta a falta de autonomia das instituições, eternizando assim as causas do desconforto de utentes e profissionais.

 

Os deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta, quiseram, então, saber:

1- Face à situação de encerramento do Centro de Saúde de Águeda por falta de condições de segurança para os utentes, vai o Governo, finalmente, disponibilizar verbas e autorizar as obras necessárias nestas instalações?

2-  Face à situação de encerramento do Centro de Saúde de Águeda por falta de condições de segurança para os utentes, vai o Governo, finalmente, disponibilizar verbas e autorizar as obras necessárias nestas instalações?

3- Que levantamento fez sobre as necessidades de obras e de pequenos investimentos nos centros de saúde do SNS?

4- Por que razão ignorou os alertas que o Bloco de Esquerda fez em setembro passado sobre este mesmo Centro de Saúde que agora foi forçado a encerrar?

5- Existem outros centros de saúde a encerrar por estas razões?   

 

 

Fonte: Bloco de Esquerda de Águeda

Imagem: DarkoStojanovic (https://pixabay.com/)