“ArtcomVida”, um projeto de curtas-metragens realizadas e protagonizadas pelos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Anadia, leva ao Cineteatro Anadia, nos dias 7, 8, 14 e 17 de novembro, a partir das 14 horas, a mostra dos filmes produzidos.

Esta iniciativa, da responsabilidade da Rede Social de Anadia e prevista no seu Plano de Ação para o corrente ano, vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos meses, com o apoio do Município de Anadia, e culmina agora num evento especial, cujo programa se estenderá por três momentos distintos. Assim, o primeiro acontece, nos dias 7 e 8 de novembro, com a apresentação das 14 curtas-metragens que têm como principais protagonistas os idosos de outras tantas instituições de ação social do concelho.

Um segundo momento, será a atribuição dos prémios (“Óscares”) aos melhores filmes, nas diversas categorias, cuja cerimónia está agendada para o dia 14 de novembro, a partir das 14h00, no Cineteatro Anadia.

Finalmente, um terceiro momento que acontece, no dia 17 de novembro, domingo, pelas 14 horas, onde terá lugar uma sessão de exibição das curtas-metragens aberta à comunidade e famílias. Todos os interessados poderão assistir a esta sessão, que é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada até ao dia 13 de novembro, no Gabinete de Ação Social, presencialmente (Centro Cultural, no Vale Santo, em Anadia), ou pelo telefone 231 510 486/4, ou, ainda, por correio eletrónico, através do endereço redesocial.m.anadia@gmail.com.

De referir que o filme “Um son(h)o de Maçã”, realizado pelo Centro Social, Recreativo e Cultural da Poutena, conquistou o “Óscar” de melhor filme da 2ª edição do “ArtComVida” 2018.

“ArtcomVida” tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores, promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes, bem como promover momentos de diversão e de convívio.

 

Instituições sociais participantes:

Associação Social de Avelãs de Caminho; Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena; Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima; Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros; Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro; Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim; Centro Social, Recreativo e Cultural da Pedralva; Centro Social e Paroquial da Moita; Club de Ancas; Misericórdia da Freguesia de Sangalhos; Hotel Sénior da Curia; Clínica Ibervita; Bem-Me-Quer, Serviço de Apoio Domiciliário; e Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

 

 

Fonte: Município de Anadia