O Município de Anadia será um dos investidores sociais de uma candidatura que já foi apresentada, pelo Centro Social Nossa Sr.ª do Ó de Aguim, ao programa comunitário 2020 “Portugal Inovação Social”, com a finalidade de colocar no terreno uma “Unidade Ambulatória de Estimulação Multissensorial”. Um programa que, no caso de ser aprovado, terá a duração de três anos, e implementará uma equipa multidisciplinar que dará resposta técnica ao nível da estimulação sensorial e cognitiva de vinte e cinco idosos, por cada semestre, provenientes de instituições de todo concelho.

A candidatura já foi entregue e exigia que a Instituição Particular de Solidariedade Social de Aguim tivesse consigo investidores sociais. Um repto aceite pela Câmara Municipal de Anadia que, no caso de a candidatura ser aprovada, vê neste programa a oportunidade de fazer face a uma necessidade sentida pelas instituições do concelho.

Assim, o Município, para além do apoio financeiro e da cedência de instalações – como a Piscina Municipal, por exemplo -, compromete-se “a sinalizar e a encaminhar os idosos das instituições do concelho; a divulgar a informação do projeto; a fazer a recolha de dados gerais na área da demência em articulação com toda a rede institucional do concelho; bem como a prestar apoio técnico especializado através do setor da Ação Social do Município”.

Na prática, a equipa – constituída por um animador(a) sociocultural, um psicólogo(a) e um(a) fisioterapeuta – levarão a cabo um programa semanal repleto de atividades, onde não faltarão exercícios e jogos cognitivos em sessões individuais e de grupo; exercícios de estimulação das capacidades motoras; atividades de estimulação multissensorial; passeios de cariz terapêutico ao exterior; e ainda ginástica aquática.

O epicentro do programa será o Centro Social Nossa Sr.ª do Ó de Aguim, que pretende, contudo, fazer crescer o número de idosos, ao longo do programa, chegando, assim, a todas as freguesias do concelho de Anadia.

O orçamento previsto para a implementação do programa durante os três anos é de oitenta e quatro mil euros, onde para além das despesas com recursos humanos e gastos de material e software, prevê a aquisição de um veículo de nove lugares “adaptado a pessoas com mobilidade reduzida”.

A candidatura comunitária, que foi apresentada recentemente, tem como investidores sociais a Câmara de Anadia, cujo o apoio poderá chegar aos quinze mil euros (valor estimado já com IVA), e uma empresa privada que assegurará um financiamento de cerca de nove mil euros.

A carta de compromisso de cofinanciamento da Câmara de Anadia foi, na manhã de ontem, aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo.

 

Mónica Sofia Lopes