Aumento das ofertas educativas, mas também de alunos, estão a fazer crescer o sector educativo no município da Mealhada. Se por um lado, se nota um crescimento no número de alunos no ensino público do Pré-escolar no ano letivo de 2019-2020; por outro, as novas ofertas disponíveis pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre, nomeadamente com os cursos profissionais superiores, farão com que a escola tenha atividade em horário laboral, mas também pós laboral. O “balanço” foi feito numa cerimónia de receção à comunidade educativa, promovida pela Autarquia, onde Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, lamentou, contudo, o facto da sociedade geral “só dar importância à Educação se um dia, repentinamente, esta desaparecesse”.

Cerca de duas mil crianças e jovens farão parte do ano letivo 2019-2020 no Agrupamento de Escolas da Mealhada. Na manhã de ontem, 11 de setembro, e perante uma plateia de professores e profissionais ligados ao setor, Fernando Trindade elogiou os “projetos, o investimento e o empenho”, afiançando que “o concelho tem uma oferta educativa completa”. O diretor lamentou, contudo, que “a educação, hoje em dia, esteja tão massificada que só se daria a real importância se de repente esta desaparecesse”. “A escola é muitas vezes tratada como se os pais fossem clientes…”, referiu.

Manuela Alves, diretora pedagógica da EPVL, enalteceu a abertura de cinco novas turmas no ensino profissional e o facto de terem sido constituídas mais duas referentes à oferta dos cursos profissionais superiores, uma novidade na escola em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra. Para além disso, explicou, “estamos a candidatar-nos a um Centro Qualifica”.

Coube a Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada e responsável pelo sector da Educação, descrever o quadro educativo do concelho, com ofertas disponíveis desde o Pré-escolar ao ensino secundário e profissional, dando enfoque para os apoios que a Autarquia disponibiliza às escolas.

Com cerca de duas centenas de crianças inscritas no Pré-escolar este ano, o autarca explicou que “esta oferta acontece durante todo o ano, inclusive no mês de agosto” e que as crianças têm também disponíveis Atividades de Animação e Apoio à Família, nos períodos que não não letivos. Com a obrigatoriedade das Atividades Extra Curriculares no primeiro Ciclo, Guilherme Duarte garante que “a Autarquia estende as AEC às crianças do Pré-escolar”.

No que toca ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, o vice-presidente da autarquia mealhadense destacou a existência de dois Centros de Intervenção e Estimulação Multisensorial, o programa de parentalidade positiva e a equipa multidisciplinar constituída por dois terapeutas da fala, um musicoterapeuta e uma técnica de Tecnologias da Informação e Comunicação.

O autarca concluiu ainda que, este ano, haverá um acréscimo de mais seis assistentes operacionais no Agrupamento de Escolas da Mealhada. “Sabemos que não resolve tudo, mas será certamente uma ajuda!”, disse na sessão, à qual se seguiu um almoço e uma visita à Mata Nacional do Bussaco.

 

Mónica Sofia Lopes