Uma das obras mais esperadas na vila da Pampilhosa é a do Mercado, uma empreitada a cargo da Câmara da Mealhada, orçada em novecentos e cinquenta e um mil euros. Ali, para além de lojistas e feirantes, ficará também o Espaço Cidadão, que atualmente se situa na antiga sede da Junta de Freguesia. Nas imediações do Mercado é também já visível um espaço alargado destinado a estacionamento.

“Consideramos ser este um espaço potencialmente dinamizador da economia local”, explica Rosalina Nogueira, presidente da Junta de Freguesia, enaltecendo alguns dos serviços que estarão no local, nomeadamente, o Posto dos CTT ao encargo de um comerciante ligado ao setor da fotografia; e o Espaço do Cidadão. Para além disso, explica, “tenho a ambição de mudar o local da Biblioteca (atualmente perto da sede dos Escuteiros da Pampilhosa) para um dos espaços do Mercado”. “O atual tem um horário reduzido e as pessoas com dificuldade de locomoção sentem dificuldades em frequentá-lo por ser num primeiro andar, sem elevador. Tentarei que a mudança aconteça”, continua a autarca, que considera que todas estas ofertas concentradas “darão outra dinâmica ao Mercado”.

O mercado divide-se em dois pisos, funcionando o núcleo central ao nível do rés-do-chão. Ali existirão as bancas do mercado, dezoito lojas, oito apoios de loja, áreas técnicas e gabinetes de suporte ao mercado, instalações sanitárias, dois espaços polivalentes, elevador, arrumos e uma moradia unifamiliar de habitação do guarda do mercado. O segundo andar é composto pelo varandim, dois espaços polivalentes e arrumos.

A intervenção inclui também toda a envolvente ao Mercado, com o alargamento das áreas de estacionamento, uma solução só possível devido à aquisição, por parte da autarquia mealhadense, de um terreno nas imediações.

 

MSL