A Mealhada está a preparar-se para receber o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, de 24 de fevereiro a 5 de março, segundo cartaz publicado pela Associação de Carnaval da Bairrada.

Os corsos carnavalescos acontecem a 3 e 5 de março (o custo das entradas é de cinco euros por pessoa acrescido de três para quem utilizar as bancadas) e a 24 de fevereiro o desfile de “Carnaval de Palmo e Meio” (pelas mãos da Rede de Ação Social da Câmara da Mealhada) que, na edição passada, juntou centenas de crianças pelas ruas da cidade.

A Tenda Noturna não faltará e a grande novidade será a realização de um desfile noturno, a 4 de março, depois de, em 2018, ter acontecido (por força do corso de domingo não ter saído à rua), mas que a organização, na altura, se mostrou satisfeita com o resultado final e a adesão do público. Recordamos que a logística para o corso noturno passado foi trabalhada em menos de 24 horas.

Na altura, ao «Bairrada Informação», Alexandre Oliveira, presidente da direção da Associação de Carnaval da Bairrada, explicou que “na verdade este desfile já tinha sido pensado. Contudo, e dadas as circunstâncias, acabou por acontecer ‘à pressa’, mas a ter um resultado positivo”.

Recordamos os nossos leitores que em 2019, e pela primeira vez, a Câmara da Mealhada contratualizará as verbas diretamente com as escolas. Assim, serão disponibilizados 36 mil euros, montante global, às quatro escolas de samba – Batuque, Imperatriz, Mangueira e Tijuca -, e 24 mil euros à Associação de Carnaval para a logística e animação do evento em 2019, salvaguardando um subsídio até igual valor para o caso das condições climatéricas serem adversas em algum dos desfiles agendados para março próximo.

As propostas dos dois protocolos serão analisadas na reunião de Câmara que se realiza na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura