A caminhada em comemoração do Dia da Floresta, promovida pelo Destacamento Territorial de Anadia da Guarda Nacional Republicana, realizou-se, este ano, na Mata Nacional do Bussaco. Envolvendo também vários agentes e entidades locais, o evento, que se realizou na manhã desta sexta-feira, dia 18 de maio, teve como principal objectivo “criar uma relação de afetividade entre as pessoas e a floresta”, referiu o capitão Cláudio Lopes, comandante do já referido Destacamento.

A actividade, prevista em março passado, mas cujas condições climatéricas não o permitiram, juntou, esta manhã, elementos de vários quadrantes da GNR do Destacamento e Comando de todo o distrito de Aveiro. A “eles” associaram-se membros da CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social -, Centro Escolar de Luso, Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Bombeiros Voluntários da Mealhada e Pampilhosa, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Câmaras Municipais de Mealhada e Oliveira do Bairro e Juntas de Freguesia do Luso e da Mealhada.

Uma iniciativa, que juntou perto de três centenas de pessoas, e que teve início com um momento de sensibilização “relativamente às queimadas”. “Foi uma manhã muito positiva e engraçada, cujo o objectivo principal foi o de criar uma relação afectiva entre as pessoas e a floresta», afirmou, ao «Bairrada Informação», o capitão Cláudio Lopes, após a caminhada de quatro quilómetros.

A manhã contou ainda com a plantação de duas árvores por parte do capitão Cláudio Lopes e do coronel Nélson Couto, Comandante Territorial de Aveiro.

O transporte e almoço esteve a cargo da Câmara da Mealhada, Fundação Bussaco e Junta do Luso e as t-shirts da empresa Navigator.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em http://www.facebook.com/bairradainformacao/