A Living Place – Animação Turística, a Associação BioLiving e a Junta de Freguesia do Luso candidataram-se, no último semestre de 2016, ao projeto “Floresta Comum”, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e no total receberam mil e novecentas árvores.

Depois do flagelo dos incêndios do passado mês de agosto no concelho da Mealhada, Claudemiro Semedo, presidente da Junta do Luso, diz que “a intenção primordial é a da reflorestação na zona da Ribeira de Várzeas”.

“Ao início deram-nos cem árvores, mas na semana passada chegaram mais mil e oitocentas», acrescentou o autarca, ao «Bairrada Informação», enumerando as diferentes espécies: “sobreiros, azinheiros, pinheiros manso, freixos, teixos,…”.

Segundo conseguimos apurar os promotores da candidatura vão levar a cabo uma ação de voluntariado que fará face à plantação de todas estas árvores.

Para além deste apoio, “o Estado proporcionou ferramentas para que o Luso, a Vacariça e a Mealhada se candidatassem a um programa de apoio financeiro”. “O Luso foi contemplado com setenta e cinco mil euros: cinquenta para arranjo dos caminhos vicinais e vinte e cinco para limpeza da ribeira”, declarou ainda o autarca.