Para observar a intervenção em curso no troço do Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Oliveira do Bairro e Águeda, está agendada para esta segunda-feira, 9 de março, a partir das 10 horas, com início no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô, uma visita por parte do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Após a sessão de abertura, será feita uma apresentação do Plano de Intervenção no Rio Cértima e, de seguida, seguida de uma visita à reabilitação e valorização ecológica no Rio Cértima-Pateira, mais especificamente na ponte da Rua do Ortigal, no Repolão.

Refira-se que as obras do Rio Cértima, cuja intervenção está a ser efetuada numa extensão total de 9,3 quilómetros, resultam de uma empreitada promovida pelos Municípios de Oliveira do Bairro e de Águeda, com financiamento do Fundo Ambiental.

Trata-se de uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos da zona, da própria lagoa da Pateira de Fermentelos e da paisagem, que atravessa campos agrícolas, nomeadamente com arrozais. Devido à ocorrência de vários episódios de contaminação da linha de água que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornou-se necessária a realização de um projeto de intervenção.

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro