Os órgãos da nova estrutura concelhia na Mealhada das Mulheres Socialistas, encabeçada por Arminda Martins, tomaram posse, na noite do passado sábado, dia 22 de fevereiro. O momento ficou marcado por uma homenagem a Odete Isabel, a primeira e única mulher presidente na Câmara Municipal da Mealhada, eleita em 12 de dezembro de 1976.

“Na primeira vez que toma posse uma estrutura concelhia feminina do Partido Socialista não poderíamos deixar de reconhecer alguém que, sendo mulher, teve a coragem e determinação para se apresentar a sufrágio pelo Partido Socialista. O mundo era outro, bem distinto do de hoje e as dificuldades imensas, mas a esperança de uma sociedade melhor era muita”, declarou, na ocasião, Arminda Martins, acrescentando ainda que “em nome de todas as mulheres que hoje aqui tomaram posse, bem como de todos os presentes, e de muito outros, quero  publicamente prestar-lhe um sincero reconhecimento pela pessoa que é e pelo percurso da sua vida profissional e político”.

Na sede do partido está visível uma exposição de imagens de mulheres que abraçaram a causa pública e política sempre sobre os ideais e valores do Partido Socialista” que, na tarde de sábado, ficou completa com uma fotografia de Odete Isabel e uma das suas frases emblemáticas: “Se a Serra do Bussaco me caísse em cima, eu haveria de arranjar maneira de sair de lá de baixo”.

Na cerimónia estiveram presentes, entre outros, Ruben Fernandes, vice-presidente da Juventude Socialista na Mealhada; Rui Marqueiro, presidente da Concelhia do PS; Rosa Venâncio, presidente federativa do Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos; e Elza Pais, presidente da estrutura nacional do MS-ID.

Determinação, disponibilidade e um grande contributo em trazer mulheres para o partido foram muitos dos elogios feitos à recém-empossada Arminda Martins.