A divulgação foi feita na reunião pública da Câmara de Anadia, que decorreu na manhã desta quarta-feira. O título foi para o município de Odivelas, numa avaliação onde na corrida estava também Penafiel.

A decisão chegou à Câmara de Anadia através de uma comunicação da ACES Europa (Associação das Cidades Europeias do Desporto) e, em resposta, o Município aproveitou a oportunidade para solicitar «os critérios subjacentes» ao resultado final. Teresa Cardoso, presidente da Autarquia, fala em “momentos pouco simpáticos com a comissão de avaliação” e enaltece “a mobilização da população, colaboradores municipais, associações desportivas e culturais, municípios da região, embaixadores,…” à volta da candidatura Anadia 2020.

“Não perdemos, ganhamos a mobilização de todos e a vontade de continuarmos a trabalhar”, garante Jorge Sampaio, vice presidente da autarquia anadiense, relembrando que o “município quis logo ir jogo sem saber se quer quem eram os adversários”.

“Aqui não houve ‘show off’, nem ludibriação nenhuma com espetáculos de multimédia. Foi uma candidatura honesta e enorme”, defendem os vereadores Ricardo Manao e Jennifer Pereira.

E Lino Pintado elogia o “trabalho humilde e voluntarioso de todos”, considerando o resultado com sabor a “injustiça”.

Atualização da notícia em https://www.bairradainformacao.pt/2019/01/17/anadia-perde-para-odivelas-o-titulo-de-cidade-europeia-do-desporto-2020/

 

Executivo aprova não assumir, em 2019, a transferência de oito competências

Na mesma reunião, o executivo camarário aprovou, com a abstenção dos dois vereadores eleitos pelo PSD, a proposta de não assumir, no ano de 2019, a transferência de competências previstas em oito decretos-lei publicados em novembro de 2018. Desconhecimento das matérias e ausência de pacote financeiro, para cada área, são as razões apontadas para a deliberação.

A proposta segue para a Assembleia Municipal de Anadia, que acontece no próximo dia 30 de janeiro.

Atualização da informação em https://www.bairradainformacao.pt/2019/01/17/executivo-anadiense-aprova-nao-assumir-transferencia-de-competencias-em-2019/

 

Mónica Sofia Lopes