Anadia não venceu a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020, tendo o título sido entregue a Odivelas, num processo onde na corrida estava também o concelho de Penafiel. A decisão, enviada ao município anadiense pela ACES Europe “Associação das Cidades Europeias do Desporto), foi tornada pública na reunião camarária, que se realizou na manhã de ontem, dia 16 de janeiro.

A notícia deixou um sentimento agridoce nos vereadores que realçaram, contudo, a mobilização que se gerou à volta do Anadia 2020, no último ano. “Todos acreditaram neste projeto e nesta candidatura e isto dá-nos alento para continuarmos os desafios que temos em mãos”, afirmou Teresa Cardoso, presidente da autarquia, referindo que o próprio presidente do ACES Europe assumiu “ter sido uma grande candidatura”. A edil lamentou, contudo, que tenha havido “momentos menos simpáticos com a comissão de avaliação” e que isso leva a Autarquia a querer perceber os critérios avaliativos.

Jorge Sampaio, vice-presidente e responsável pela área do Desporto no Município, enalteceu “a intenção que Anadia teve, desde logo, em ir jogo” desconhecendo os adversários; “o trabalho fantástico de todos os setores e colaboradores da Câmara”; o envolvimento da região (quinze municípios, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Turismo de Portugal) “à volta do projeto de um município com trinta mil habitantes”; o “trabalho incrível feito pelos clubes e associações”, e o “envolvimento da população”. “Não perdemos! Ganhámos a mobilização de todos e a vontade de continuarmos a trabalhar”, enalteceu.

Para o vereador Lino Pintado houve “um trabalho humilde e voluntarioso”, confessando que este resultado lhe deixou “um sabor de injustiça”. “Esperamos ter acesso à fundamentação desta decisão”, referiu.

Também Ricardo Manão e Jennifer Pereira consideraram que em todo o processo, Anadia teve uma postura honesta. “Aqui não houve ‘show-off’, nem ludibriação nenhuma com espetáculos de multimédia”, disse o vereador, enaltecendo que existiu “um levantamento exaustivo de todas as particularidades desportivas no concelho” e que isso vai gerar “mais valias e uma maior atividade no futuro”.

“A nossa luta foi à dimensão do nosso concelho, mas foi enorme!”, elogiou também Jennifer Pereira.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem do Município de Anadia