A “Mesa da Bairrada ao Mondego” é uma das catorze finalistas no concurso “7 Maravilhas à Mesa”. Segundo o auditor do concurso a gala, transmitida pela RTP1, a partir do Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foi a mais concorrida, das três já realizadas, em termos de votação.

“Fez-se justiça a uma região que tem uma gastronomia de uma qualidade ímpar, que tem vinhos fantásticos, uma paisagem única, monumentos majestosos e de uma importância histórica incomensurável. Ficou demonstrado que somos grandes e que, felizmente, pela via do voto, reconheceram na ‘Mesa da Bairrada ao Mondego’ a importância que nós, que aqui habitamos, achamos que ela efetivamente tem”, afirmou, após a gala, Rui Marqueiro, acrescentando que, “enquanto líder da ADELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Modego) e presidente da Câmara Municipal da Mealhada, estou imensamente feliz. Agora, que vamos à final do concurso, contamos com o apoio de todos para ganhar este importante certame. Agradecemos muito, mas mesmo muito, a todos os que votaram na nossa mesa, a quem esteve sempre connosco, à nossa claque e, de um modo geral, a todos os que nos apoiaram”.

Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas) são os sete patrimónios da Mesa da Bairrada ao Mondego que irão agora a uma Gala final, que decorrerá em setembro.

 

Saiba mais em https://www.bairradainformacao.pt/2018/07/25/leitao-e-luso-bussaco-integram-mesa-da-bairrada-ao-mondego-nas-7-maravilhas/