Ursinhos, minnies, legos, bailarinos, palhaços, e muitos mais, desfilaram, na tarde de 4 de fevereiro, pelas principais artérias  da cidade da Mealhada. O evento, de entrada gratuita, “conquistou” três mil pessoas, que não arredaram pé do “Carnaval de Palmo e Meio”, onde estiveram perto de um milhar de crianças de Instituições Particulares de Solidariedade Social de todo o concelho, bem como do Agrupamento de Escolas da Mealhada.

A tarde do passado domingo, relembrou os “domingos antigos do Carnaval da Criança”, que davam o lançamento para o “Carnaval dos ‘grandes’” há muitos anos. E nem o bom tempo quis perder a festa “dos mais pequenos”. “Recordei tempos passados…. Achei muito giro”, disse, ao «Bairrada Informação», Ana Ferreira, da Mealhada, lamentando, contudo, que “os adultos fossem no meio do cortejo, não deixando ver quem de facto importava, neste dia, que eram as crianças”.

A “ver” a sobrinha estava Paula Capela, também da Mealhada e da qual obtivemos opinião idêntica. “Revivemos o passado. Durante muitos anos este desfile realizou-se na segunda-feira de Carnaval, o que fazia com que nem todos os pais conseguissem estar presentes. Assim é muito melhor…”, disse-nos, garantindo que se o evento for para continuar ao domingo “é ótimo”.

O desfile, que “encheu”, de cor, alegria e música, as Ruas Visconde Valdoeiro, José Cerveira Lebre, Eduardo Alves de Matos e Avenida Dr. Manuel Lousada, foi preenchido com as crianças da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Jardim de Infância de Sant’Ana, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, Associação Jovens Cristãos de Luso, Centro Comunitário do Canedo e Centro Social de Casal Comba.

“O ‘Carnaval de Palmo e Meio’ é organizado pelo Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração e no âmbito da Rede Social do Município, procurando ser um momento de encontro e de ligação entre as diversas I.P.S.S. e destas com a população em geral, bem como ser um momento dedicado às crianças nesta época tão especial para a comunidade mealhadense”, escreve, em comunicado, a autarquia.

O evento teve também a colaboração de agentes do Posto da Mealhada da Guarda Nacional Republicana, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, da Delegação no concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa, da Sociedade Água de Luso e da Associação de Carnaval da Bairrada.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura e de Mónica Sofia Lopes, em http://www.facebook.com/bairradainformacao/