A noite do dia 29 de janeiro, premiou aqueles que, na avaliação de um júri, se destacaram, no ano de 2017, ao nível desportivo na Mealhada. O Hóquei Clube da Mealhada e o Clube Desportivo do Luso foram as entidades que mais prémios “arrecadaram”, numa Gala, que se realizou no Cineteatro Messias, e que contou com desportistas nacionais de várias modalidades, tendo o “Prémio Visão, Futuro, Excelência” sido entregue a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

“É uma honra estar aqui a receber este prémio, não por aquilo que fiz, mas por aquilo que a Federação tem vindo a fazer”, agradeceu Fernando Gomes, elogiando o trabalho da Câmara e das associações desportivas e relembrando o papel da entidade que preside face aos “incêndios em 2017”. “A Federação Portuguesa de Futebol é muito mais que uma organização federativa”, concluiu.

Beatriz Branquinho Gomes, canoísta e oriunda do concelho da Mealhada, mais precisamente da localidade da Antes, recebeu o Prémio Carreira. “Se aos trinta e oito anos recebi este prémio é porque passei a maior parte da minha vida a paguear”, disse a galardoada, agradecendo a distinção: “É bom poder partilhar este reconhecimento aqui na Mealhada, onde tenho memórias de Natais e de passeios com o meu avô”.

Os Prémios Incentivos foram para a secção de Ballet do H.C.M. e para o Luso Ténis Clube. Também Alcides Pereira, o elemento “disponível para tudo” no Sport Club do Carqueijo, arrecadou o Prémio Dedicação, que agradeceu, garantindo “não estar a contar”, mas sentir-se “muito feliz!”.

Orlando Batista, falecido em dezembro passado,  recebeu uma homenagem póstuma com o Prémio Especial do Júri. O título dado ao sócio número um do Grupo Desportivo da Mealhada foi entregue a Marco Breda, seu neto, que referiu que antes do avô falecer, “e dada a idade avançada, esteve afastado do clube alguns anos, mas no bolso do casaco trazia sempre uma fotografia da equipa que integrou no G.D.M. quando era jovem”. “Hoje, esteja onde estiver, está feliz!”, enalteceu Marco Breda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Associação de Natação Centro Norte de Portugal foi distinguida com o prémio Alto Prestígio. Manuel Pereira, seu presidente, declarou: “Uma terra das ‘4 Maravilhas’, mas que dá também todas as condições para tantas modalidades desportivas, incluindo a da natação, é de elogiar”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias de José Moura em http://www.facebook.com/bairradainformacao/