O escritor, pampilhosense, Mário Silva Carvalho apresentou o seu terceiro romance histórico “A Amazona Portuguesa”, na tarde do dia 27 de janeiro, no Edifício da Capitania, em Aveiro. Publicado pela editora “Saída de Emergência”, a obra foi menção honrosa, em 2017, no Prémio “Ferreira de Castro”, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

Depois de “Diário de um Carbonário” e de “A Tomada de Madrid”, Mário Silva Carvalho tem já à venda no mercado “A Amazona Portuguesa”, uma obra “inspirada na histórica verídica de uma jovem que, disfarçada de rapaz, conquistou honras e regalias no exército português”.

“Esta é a história de uma menina, Antónia Rodrigues, nascida no seio de uma família de pescadores em Vila Nova de Aveiro, que vai viver para casa de uma irmã em Lisboa, mas não se adapta e vive em solidão”, explicou, ao «Bairrada Informação», o autor, descrevendo que tudo se passa nos anos de 1580 a 1600, “numa altura, em que a Ria de Aveiro ‘fechava’ muitas vezes” e que, por isso, as famílias que dependiam “dela” passavam por dificuldades.

Mário Silva Carvalho conta ainda que “ao fim de dois anos em Lisboa, e sem os pais darem sinal de vida, a jovem entende ‘partir’ disfarçada de rapaz”. “Após encontrar trabalho numa caravela, a jovem – agora António – em barca numa viagem, de carregamento de trigo para Mazagão. Lá alista-se como soldado e mostra grande valor nas artes da guerra, levando até a que o Governador de Madagão o promova Cavaleiro”, acrescentou-nos o autor, garantindo ser “uma história interessante, até porque Antónia Rodrigues era uma mulher muito à frente no tempo”.

Licenciado em História, e reformado, o agora escritor, de sessenta e nove anos, garantiu gostar “de escrever romances históricos, que reportem períodos históricos da ‘nossa’ história e que possam ser alvo de alguma ficção”.

A obra concluída desde 2016, demorou “um ano a preparar, meio ano a escrever e ainda sofreu um período de pausa”. “Gosto de tê-lo uns meses parado para voltar a reler e ver o que posso, ou não, alterar”, acrescentou.

 

Mónica Sofia Lopes